terça-feira, 4 de novembro de 2014

Expansão nos Relacionamentos

Criando uma sintonia positiva com as pessoas que amamos




Certa vez, atendi um casal que brigava devido às elevadas exigências que uma pessoa fazia da outra. E cada um deles não se comportava como o outro queria. Afetados e inconscientes, entraram em conflitos esperando serem atendidos. Procurei trazer a consciência de que assim apenas desgastamos nossas relações. Devemos procurar o que há de melhor no outro, e quais as experiências positivas que nos fazem querer viver juntos.

Estava lembrado de uma caminhada na praia, junto a amigos. Conversávamos sobre o fato de que muitas vezes em nossas relações e em nossa vida escolhemos olhar para as dificuldades, para o que há de "lixo" no outro, ao invés de admirar a beleza. Enquanto conversávamos, um belo pôr-do-sol e o mar embelezavam nossa caminhada, e lembramos de sentir Gratidão por aquele momento ímpar, um presente que a vida sempre dá para quem está aberto a receber.

Algumas vezes escolhemos focar o negativo em relação às pessoas que amamos: nossos pais, nossos filhos, nossos companheiros e companheiras, colegas de trabalho, clientes, chefes, e a lista só continua. Esquecemos de focar o positivo. Esquecemos de olhar as boas e valorosas manifestações das pessoas que nos rodeiam. Assim, entramos em um circuito vicioso de só olhar para o pior, só esperar o pior, e programamos nossa mente para só ver o pior. O que acontece? O melhor da vida passa despercebido por nós. Estamos dessintonizados com o que a vida tem a oferecer.

A vida nos oferece infinitas possibilidades, sempre dizendo o.k. para tudo o que colocamos o nosso foco. Há aquela metáfora da vida como uma cozinha infinita, com todos os ingredientes, e você pode fazer o bolo como quiser, lembrando apenas que será obrigatório comer do bolo, independente de você gostar ou não dos ingredientes que escolher. E como escolhemos? Quando colocamos o nosso afeto, o nosso precioso foco, sobre o que quer que seja. A vida sempre diz Ok. Suas crenças fazem você olhar para escassez em vez de abundância? Sua percepção estreita diz que não há ninguém para viver um relacionamento positivo? Seus modelos mentais fazem você acreditar que a felicidade não é possível? E a prosperidade? É só para os sortudos, os corruptos, os desonestos? Ok. A vida sempre diz Ok.

Com nossas percepções limitantes vemos apenas sempre o pior, vemos sempre o lixo, e perdemos o mar, o pôr-do-sol e o melhor nas pessoas. Qual o primeiro passo? Mudança de foco! Pense em um relacionamento que você queira melhorar e encontra agora 10 características positivas desta pessoa. Você pode escrever em um papel e agradecer ao Deus de seu coração por poder enxergar esta luz nesta pessoa. Como andam suas crenças sobre prosperidade? E sobre felicidade? Você merece ser feliz? Se algo dentro de você diz que não, você precisa tomar consciência da necessidade de autotransformação, mudança de consciência, atravessar crenças limitantes em direção a valores mais construtivos. 

A solução: escolher viver a paz, o perdão, a aceitação. Estar junto às pessoas que amamos focando no positivo. 

Siga procurando olhar e tomar consciência do melhor do outro, do melhor da vida. Assim, certamente o melhor da vida estará disponível para que você possa saborear, como um maravilhoso bolo. Quais ingredientes você prefere escolher? 



Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta


Nenhum comentário:

Postar um comentário