quinta-feira, 25 de junho de 2026

Vida na Natureza e Saúde Mental

Várias pesquisas indicam que nossa saúde mental está intimamente relacionada com nosso contato com a natureza.


Com o desenvolvimento da sociedade humana, saímos de uma vida no campo, nos sertões, nas matas e passamos a viver nas cidades, centros humanos que representam para as populações uma melhor oferta de trabalho, serviços, em uma época inicial também representavam uma melhor qualidade de vida. As cidades eram também receptáculo de projeções e sonhos humanos de sucesso e ascensão para as classes médias e até mais baixas. Através do trabalho, o homem da cidade poderia conquistar a própria vida, dignidade e, quem sabe, construir o sucesso de vida, muitas vezes confundido com sucesso financeiro.


Hoje, porém, o cenário vem apresentando nuances diferentes. Nosso afastamento do campo para as cidades tem representado adoecimento. O remédio? Contato com a natureza. Muitas gerações buscaram a natureza aos finais de semana em casas de praia ou de veraneio. Porém, hoje, alguns mais jovens já começam a idealizar uma vida mais afastada dos grandes centros, em cidades do interior com menos habitantes e mais natureza.


Acredito que contribui para isso o fato de serviços como energia, água, Internet e até mesmo serviços postais terem se expandido e conseguido chegar a muitas dessas cidades de interior. Além disso, com a Internet e os trabalhos online, a fronteira da moradia próxima ao trabalho foi superada. Tendo uma boa conexão com a web, se pode trabalhar ou estudar de praticamente qualquer lugar do mundo. Ao fim do expediente se tem a natureza ao abrir de uma janela ou a alguns passos de onde se vive. 


Vida calma, segurança, simplicidade. Uma verdadeira harmonia. Essas são as promessas de uma nova vida nos lugarejos mais afastados. Além de ter ao seu redor a beleza da natureza. E você? Prefere viver na comodidade das grandes cidades ou largaria tudo para viver uma vida simples no campo, mais conectada à natureza? A resposta ajuda a apontar o caminho de Realização de cada um.


Pedro Possidonio 

Psicólogo, Educador, Escritor 

Educação Ambiental

Vivemos num estágio da nossa sociedade em que atravessamos uma crise global. Algumas de suas características são o hipercapitalismo, a sociedade de consumo, a fragmentação de leis trabalhistas e ambientais, o uso desenfreado do solo, e tudo isso aponta para o risco de uma grave emergência de proporções nunca antes vistas, com uma importante parcela de caráter ambiental. 


Em vários lugares já se nota mudanças no clima, chuvas em excesso, ondas de calor, derretimento de geleiras, espécies animais e vegetais ameaçadas.


Porém, apesar de seu potencial destruidor, o ser humano é o único animal que é capaz de salvar o meio ambiente e o planeta em que vivemos. Somos a única espécie capaz de refletir sobre o impacto de nossas atitudes para esta e para as próximas gerações.


Através da Educação Ambiental, podemos ensinar o ser humano de diferentes idades a importâncida natureza, a conexão de tudo com tudo, a inter-relação de nossa espécie humana com todas as espécies animais e vegetais do planeta. A vida é um todo, um sistema. E tudo o que acontece com esse sistema é capaz de afetar a todas as partes. No fim, afetar nossas vidas.


Queremos viver num mundo de escassez? De doença? De poluição? Ou seremos capazes de reinventar nosso modelo civilizatorio? De salvar a biodiversidade de cuidar das outras espécies de vegetais e animais com as quais compartilhamos o planeta? De garantir recursos como água, ar e solo saudáveis para nossos filhos e netos?


No fim, essas perguntas apontam para a continuação ou não da própria espécie humana. Os animais gigantes como os dinossauros reinaram sobre a Terra por milhões de anos, mas, após sua catástrofe ambiental, a Terra se refez. Ela tem sua inteligência própria e capacidade de auto organização. Ela se reinventa e se reequilibra. Mas os dinossauros não puderam ver. E nós? iremos presenciar as próximas eras de nosso planeta? Ou entraremos para o Hall dos extintos?


Para a manutenção da nossa própria espécie humana, precisamos cuidar da vida na Terra, e aprender a ver essa vida como um todo, e não só salvar pequenos pedacinhos dela. Nossa sobrevivência está dependendo disto. Assim, a Educação Ambiental assume uma relevância fundamental educação das gerações de hoje.



Pedro Possidonio

Psicólogo,  Educador, Escritor. 

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Sugestões de Psicologia




Deixo aqui a indicação de livros e autores para quem está iniciando na Psicologia ou mesmo pacientes que estão iniciando terapia e sao interessados na leitura e aprofundamento das questões existenciais e de autoconhecimento. 


Quando eu indico um livro, você também pode buscar outros livros do autor e, nos casos dos autores vivos, também suas palestras no YouTube. Alguns desses livros já coloquei nas outras indicações, mas deixo aqui este compilado geral da Psicologia, ressaltando que se trata de autores da minha visão e formação.


1. Irvin Yalom, Os desafios da Terapia.

2. Jung, O homem e seus Símbolos.

3. Freud, 5 Lições de Psicanálise 

4. J.D.Nasio, Sim! A Psicanálise Cura

5. Viktor Frankl, Vontade de Sentido.

6. Marcos Lacerda, Amar-se, uma viagem em busca de si mesmo.

7. Christian Dunker, a Reinvenção da Intimidade

8. Ana Suy, a gente mira no Amor e acerta na Solidão. 

9. Martin Seligman, Felicidade Autêntica.

10. Pierre Weil e outros, Normose, a Patologia da Normalidade.

11. M.L. Von Franz, A Busca do Sentido. 

12. Nise da Silveira, Jung, Vida e Obra.



Deixe suas dúvidas, sugestões de livros e comentários! Agradeço sua visita!


Atenciosamente, 

Pedro Possidonio. 

Psicólogo. 

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Como criar uma nova vida




Nossa vida é um reflexo das nossas ações, dos nossos pensamentos, das nossas crenças, daquilo que somos. Para mudar de vida, precisamos conhecer essas várias dimensões de nós e como as transformar. Mas aqui vão algumas dicas.

1. Escreva sobre suas emoções. Escrever é EX-pressar, colocar pra fora.

2. Procure ler sobre assuntos do seu interesse, leia sobre seu crescimento pessoal e profissional. (Conheça aqui nossas sugestões de leitura.)

3. Escute podcasts sobre os temas do seu interesse, para crescimento pessoal e profissional. 

4. Aproveite seu tempo na Internet com consciência, veja bons vídeos, áudios, leituras, pois são sementes que plantamos na nossa mente inconsciente, e vamos colher multiplicado.

5. Veja vídeos que promovam o seu crescimento pessoal, espiritual,  profissional,  emocional. (Conheça nossas sugestões de vídeos aqui).

6. Pratique meditação ou Mindfulness. (Saiba mais aqui).

7. Reprograme sua mente com frases de afirmação, aqui no blog tem vários textos sobre isso. (Leia mais clicando aqui).

8. Crie um quadro da visão, e o veja todos os dias, baixe fotos das coisas que você quer viver, pois vai plantar essas sementes na sua mente mais profunda.

9. Busque contato com a Natureza. Além de salutar, ela está sempre se modificando, inovando, criando. Faça isso de maneira segura.

10. Vá a lugares que não costuma ir, faça coisas que não costuma fazer.

11. Faça cursos, treinamentos, capacitações. Seja na sua área profissional ou em temas de interesse.

12. Dedicar-se a um hobby não é perda de tempo, e sim faz bem para a saúde mental. Mesmo que a sociedade diga que é inútil a arte a música, o lazer.

13. Busque Autoconhecimento e, se precisar, ajuda com uma terapia.


Saiba mais sobre nosso trabalho no link abaixo.

https://meuairgo.com.br/pedropossidonio


Pedro Igor Possidonio Almeida 

CRP 11/09213.


#psicoterapia #psi #psicologia #autoconhecimento #autocuidado #autoestima #autoconfiança #terapia






quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Minha vida não muda




Aqui trazemos uma série de dicas de como viver uma mudança de vida.

Mas a primeira ideia, mais importante, é a de que se eu desejo resultados diferentes, eu devo fazer coisas diferentes. 

1. Procure o autoconhecimento. (Leia mais clicando aqui).

2. Faça atividade física. Cuide bem do seu sono e alimentação. 

3. Use o seu tempo e a sua vida para o seu crescimento pessoal, profissional, espiritual.

4. Faça parte de grupos, seja grupos terapêuticos, religiosos ou artísticos, culturais.

5. Trate as pessoas bem, como gostaria de ser tratado.

6. Ao fazer o bem, ele volta para nós, se não da mesma pessoa, volta de outra forma. O mesmo vale para o mal.

7. Sua vida é o reflexo de suas crenças. Procure entender o que são e quais são suas crenças e valores mais profundos.

8. Todo trabalho é digno. Devemos plantar com o trabalho para ter o direito de comer o pão de cada dia.

9. Antes de querer mais do que aquilo que tem, se certifique de estar cuidando bem daquilo que Deus ou a vida lhe deu para cuidar até aqui.

11. Não espere das pessoas. Não espere do mundo lá fora. Espere de você.

12. Sua vida é um reflexo de você, e ela será melhor no dia em que você for melhor.

13. Nós somos o que nós fazemos, falamos, sentimos, não o que os outros fazem ou falam de nós.

16. A maior tarefa do ser humano é entender a sua mente, busque entender a sua, para poder a modificar.

17. Somente nossos pais devem nos dar algo, e até fazermos 18 anos. Tudo que recebemos além disso é lucro, e você deve sentir gratidão.  Ninguém nos deve nada, e tudo o que queremos devemos conquistar por nós mesmos.

18. Toda companhia é temporária, seja por uma hora, um dia, ou 50 anos, mas todos tem um tempo na nossa vida. A única pessoa que estará com você durante toda a jornada é você mesma, você mesmo. 

19. Para ocupar seu tempo e sua vida, a humanidade desenvolveu 4 caminhos: filosofia, arte, religiosidade e a ciência. Cada um tem seu lugar!

20. Quando precisar, busque ajuda. Seja de um encanador, bombeiro, advogado ou da Psicoterapia. 


Saiba mais sobre nosso trabalho no link abaixo.


https://meuairgo.com.br/pedropossidonio


Pedro Igor Possidonio Almeida 

CRP 11/09213.


#psicoterapia #psi #psicologia #autoconhecimento #autocuidado #autoestima #autoconfiança #terapia



terça-feira, 6 de agosto de 2024

Aprendendo a viver no presente

 



Viver no presente significa se harmonizar com o que é, e não com o que na nossa mente nós gostaríamos que fosse.


A mente cria a expectativa, mas a realidade é, e a mente sofre por não ser como o ego queria.


Se eu parto do princípio de me harmonizar com o que é, posso agir no hoje para criar minha melhor experiência possível, agor dentro do possível para transferir minha realidade, lidar com aquilo que aparece diante de mim, focar naquilo que eu posso fazer e não no que a minha mente queria.


Muitas pessoas lutam contra a vida, ou contra Deus, como crianças mimadas que queriam do hoje o corresponder de suas expectativas. 


Uma pessoa com maturidade emocional saudável deveria olhar para o hoje, adaptar a si mesmo, agir para transformar a vida naquilo que seja a melhor versão possível, sem esperar muito do outro ou do que venha de fora, esperando mais de si mesmo, Desenvolvendo apenas a si mesmo e a sua própria vida.


Saiba mais sobre nosso trabalho no link abaixo.

https://meuairgo.com.br/pedropossidonio

Pedro Igor Possidonio Almeida 

CRP 11/09213.


#psicoterapia #psi #psicologia #autoconhecimento #autocuidado #autoestima #autoconfiança #terapia

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Aprenda a cuidar de você





Cuidar bem de você, assim como tratamos a quem amamos.


Quando amamos um animal de estimação, por exemplo, damos comida, banho, levamos aos médicos, levamos para passear, compramos um brinquedo e nós divertimos, damos carinho.


Temos de aprender a fazer o mesmo conosco mesmos.


Podemos nos amar, nos cuidar, nos alimentar de corpo mente e espírito, nos elvar para passear e nos divertir, nos tratar bem. Assim, aprendemos aos poucos a amar a vida que habita em nós.


Dentro d nós existe um oceano desconhecido e esperando por nós, pela nossa descoberta.


Que você possa amar a aventura de buscar a si mesmo, a si mesma!


Se precisar de ajuda, pode contar comigo!


Saiba mais sobre nosso trabalho no link abaixo.

https://meuairgo.com.br/pedropossidonio


Pedro Igor Possidonio Almeida 

CRP 11/09213.


#psicoterapia #psi #psicologia #autoconhecimento #autocuidado #autoestima #autoconfiança #terapia