Vivemos num estágio da nossa sociedade em que atravessamos uma crise global. Algumas de suas características são o hipercapitalismo, a sociedade de consumo, a fragmentação de leis trabalhistas e ambientais, o uso desenfreado do solo, e tudo isso aponta para o risco de uma grave emergência de proporções nunca antes vistas, com uma importante parcela de caráter ambiental.
Em vários lugares já se nota mudanças no clima, chuvas em excesso, ondas de calor, derretimento de geleiras, espécies animais e vegetais ameaçadas.
Porém, apesar de seu potencial destruidor, o ser humano é o único animal que é capaz de salvar o meio ambiente e o planeta em que vivemos. Somos a única espécie capaz de refletir sobre o impacto de nossas atitudes para esta e para as próximas gerações.
Através da Educação Ambiental, podemos ensinar o ser humano de diferentes idades a importâncida natureza, a conexão de tudo com tudo, a inter-relação de nossa espécie humana com todas as espécies animais e vegetais do planeta. A vida é um todo, um sistema. E tudo o que acontece com esse sistema é capaz de afetar a todas as partes. No fim, afetar nossas vidas.
Queremos viver num mundo de escassez? De doença? De poluição? Ou seremos capazes de reinventar nosso modelo civilizatorio? De salvar a biodiversidade de cuidar das outras espécies de vegetais e animais com as quais compartilhamos o planeta? De garantir recursos como água, ar e solo saudáveis para nossos filhos e netos?
No fim, essas perguntas apontam para a continuação ou não da própria espécie humana. Os animais gigantes como os dinossauros reinaram sobre a Terra por milhões de anos, mas, após sua catástrofe ambiental, a Terra se refez. Ela tem sua inteligência própria e capacidade de auto organização. Ela se reinventa e se reequilibra. Mas os dinossauros não puderam ver. E nós? iremos presenciar as próximas eras de nosso planeta? Ou entraremos para o Hall dos extintos?
Para a manutenção da nossa própria espécie humana, precisamos cuidar da vida na Terra, e aprender a ver essa vida como um todo, e não só salvar pequenos pedacinhos dela. Nossa sobrevivência está dependendo disto. Assim, a Educação Ambiental assume uma relevância fundamental educação das gerações de hoje.
Pedro Possidonio
Psicólogo, Educador, Escritor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário