sábado, 9 de julho de 2016

SAÚDE, CURA E O RESGATE DA TOTALIDADE





Nossa totalidade, nosso ser mais profundo, numa visão integral, constitui muito mais do que nossa consciência do eu, ou ego, e os limites de nosso corpo. Nosso Ser é constituído de diversos níveis de consciência mais profunda, que podem ser acessados nos estados da consciência ampliada. Isso significa que muitas de nossas potencialidades são desconhecidas.


Defendemos que os recursos que nós já temos para lidar com os desafios da vida já estão em nós. Acredito que cada desafio contém em si mesmo a possibilidade de sua superação, o que nos levará a níveis mais elevados de vida, de saúde, de realização. 


Saúde e cura são, na verdade, a medida do equilíbrio e do desequilíbrio em que estão nossos corpos, nossas mentes e nossas vidas. Muitas doenças se origina na estagnação, no não aproveitamento de nossas potencialidades, enquanto que a saúde deve ser entendida para além da compreensão comum de ausência de doenças. Saúde é um processo dinâmico, um caminhar contínuo, uma construção que devemos edificar a cada dia, tijolo por tijolo, pedra por pedra, passo por passo. 


Saúde é estar em equilíbrio, saúde é estar em comunhão com a vida, viver os tesouros que metaforicamente Deus depositou em nosso interior, viver no Verdadeiro Ser. A cura também deve ser entendida como um processo. Todos nós somos mais ou menos doentes, na medida em que nos afastamos do nosso Verdadeiro Ser, de nosso ilimitado potencial humano. Podemos, no entanto, continuar participando dos jogos de ilusões desta vida, ao que os budistas chamam de maya, ou podemos escolher conscientemente voltar para casa, para o domínio mais profundo de nossa consciência, onde habita o eu verdadeiro. 


O eu verdadeiro é como uma partícula de Deus em nós. É como uma potente antena que capta as vibrações mais elevadas. Então, como ocorre num radio, onde devemos sintonizar a música que queremos ouvir, devemos sintonizar qual frequência vibratória escolhemos viver. 


O processo de cura consiste em ir elevando sua frequência vibratória, o que acontece em velocidades diferentes para pessoas diferentes. Há também avanços e retrocessos às vezes, mais como um rio fazendo curvas que subir continuamente. Elevando seu padrão vibracional, com mantras, orações e meditações, terapias e processos de crescimento pessoal, pensamentos, sentimentos e ações que levam de volta ao Verdadeiro Ser, assim podemos, aos poucos, camada por camada, viver níveis e níveis mais elevados de felicidade, níveis mais elevados de amor, níveis mais elevados de saúde, de consciência, de Realização. 


Stanislav Grof definiu cura como um movimento em direção à nossa totalidade. Assim, cura seria resgatar nossa totalidade perdida. Seria o processo através do qual vamos descobrindo e desenvolvendo, cada vez mais fundo, nosso potencial, nossa capacidade de ir além, de nos superar e viver nossa vida com máximo de plenitude e realização. 




Att, Pedro Possidonio.
Psicólogo e Terapeuta.

Para saber mais sobre Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal, você pode visitar nossa página na Internet:

http://pedropossidonio.wix.com/portal




Postagem anteriormente publicada em nosso blog Templo Interior, aqui revista e atualizada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário