terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O QUE É CONSTELAÇÃO FAMILIAR




O trabalho das Constelações Sistêmicas Familiares foi desenvolvido inicialmente por Bert Hellinger, já no século XX. Trata-se de um instrumento terapêutico destinado a identificar sintomas, procurando para eles uma solução significativa gerando o máximo de harmonia possível dentro de um sistema: familiar, profissional ou outro grupo. Originalmente, um sistema era entendido como a família de origem, à qual estamos conectados e sofremos influencia de seus equilíbrios e desequilíbrios, doenças, perdas trágicas, dentre outros. O conceito de sistema é abrangente, iniciando por nossa família de origem, atuando em uma nova família ou relacionamento que se forma, entre casais, e até mesmo quando são geradas questões em sistemas como grupos de amigos, religiosos, profissionais, dentre outros.

Nossos corpos e almas estão interconectados, como numa teia viva ou numa constelação, na qual a posição e inter-relação de tudo com tudo está sempre sendo levada em conta, está sempre nos influenciando e deve ser levada em consideração num trabalho terapêutico. Através de um trabalho de Constelação Familiar, muitas vezes, podemos perceber que a pessoa que chega até nós como cliente está revivenciando uma história de duas ou três gerações passadas, a qual, por não ter sido bem integrada, retorna no sistema familiar por meio de um sintoma. Da mesma forma, levamos nossas raízes para todas as nossas relações, seja num novo relacionamento, afetivo, de amizade ou profissional, e aquilo que somos vai influenciar o modo como vivemos, criando sintomas e gerando mal estar ou com mais saúde e equilíbrio, gerando bem estar e uma vida mais plena e significativa.

A Constelação Familiar tem por base a Fenomenologia, a Psicologia Transpessoal, a Teoria de Campo, o trabalho do Psicodrama de Moreno, o trabalho de base familiar de Virgínia Satir, dentre outros. Em nosso serviço já atendemos com sessões individuais, casais e crianças, trazendo luz às questões em dimensões como doenças e sintomas físicos, psicológicos, espirituais e emocionais, perdas traumáticas e situações de luto, crises de estresse, pânico e ansiedade, problemas escolares, problemas de relacionamentos, estagnação na vida, perda de sentido, depressão, problemas financeiros e profissionais, dentre outros.


Através da Constelação Familiar podemos realizar movimentos de cura, buscando uma reestruturação significativa para a vida de cada pessoa ou sistema, trazendo mais luz para suas relações, para que o natural fluxo de Amor que nós somos possa reencontrar seu caminho e nos curar, para que nosso coração possa pulsar em sintonia com a vida e com a Grande Alma do Universo do qual fazemos parte.


Pedro Possidonio
Psicólogo e Terapeuta
pedropossidonio.psi@gmail.com

Revisão de texto publicado em nosso blog Templo Interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário