segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Exercício para trabalhar foco e concentração



No dia a dia de nosso trabalho é necessário termos Foco, seja para nosso desenvolvimento profissional, seja para atividades que temos de realizar na nossas rotina. No entanto, devido a uma série de estímulos internos e externos, cada dia parece que as pessoas perdem o foco e a concentração. Resolvi escrever este artigo para desenvolvimento na concentração e para aprendermos a ter mais Foco em nossas vidas, estudos e profissões.

No início, por ser diferente, pode ser um pouco complicado concentrar a nossa mente nos exercícios propostos. É importante aprendermos a diminuir pensamentos e manter a nossa mente num único tema. Se você, por exemplo, pensar em uma atividade como fazer exercícios físicos, é bom se manter focado nisso. Você pode até pensar em vários tipos de exercícios, em como vai se sentir, o que vai ver e ouvir, mas é importante girar sempre dentro do mesmo tema ao invés de pensar em áreas totalmente diferentes.




Vamos agora as sugestões de exercícios:


1. Sente-se em uma posição confortável, mais ou menos 40 centímetros distante de um relógio. Concentre-se lentamente na percepção de suas batidas. Sempre que a mente divagar, tente novamente ouvir o som do relógio e se concentrar nisso. Apenas procure ver por quanto tempo sua mente conseguirá se manter atenta ao som. Pode fazer por um ou dois minutos.

2. Em uma cadeira, sente numa postura ereta com a coluna, o pescoço e a cabeça alinhados. Segure o seu pulso com os dedos da mão direita, de modo a poder sentir bem sua pulsação. Conte as batidas do seu pulso: uma, duas, três, quatro. E ao mesmo tempo, respire fundo e suavemente. Depois, prenda a respiração e conte mais uma vez até quatro. Agora exale o ar, mais uma vez contando até quatro. Desenvolver tal hábito de respiração, no mesmo ritmo do pulso, vai ajudar a trazer calma para nossa mente, e educar nosso corpo para a respiração rítmica natural.

3. Em uma posição ereta e confortável, pés alinhados com os ombros, fixe seu olhar em um ponto qualquer, alinhado com a altura de seus olhos, tenho consciência da sua respiração. E observe o ponto fixado com o olhar, num tempo de um ou dois minutos.

4. Sente-se de uma maneira confortável de frente para uma vela acesa. Procure se concentrar na chama da vela. Quando você cansar, pode fechar os olhos e, mesmo assim, permanecer imaginando a chama, visualizando a vela. Faça por meio minuto, depois aumente para um minuto ou dois, depois para 5 minutos, até, se quiser, 10 minutos, sempre de um modo confortável para você.

5. Retire-se para um local silencioso e sente-se. Feche os olhos. Imagine a fruta que você mais gosta. Imagine sua cor, seu tamanho, sua poupa, suas sementes, casca, sabor e todos os detalhes que você conseguir se concentrar através de sua imaginação.

6. Sente-se deitado confortavelmente num local em que você possa olhar para a lua. Quando sua mente fugir dos pensamentos, traga ela de volta para a lua e a observe, procurando ficar presente, respirando, neste momento. Traga sua mente de volta quantas vezes forem necessárias. Fique presente e aproveite a beleza da lua!

7. Sentado em posição confortável, feche os olhos. Imagine que tudo o que existe na verdade é Deus. Deus na natureza, Deus nas pessoas, Deus no trabalho, Deus em todas as coisas. Imagine que tudo é um mesmo Ser por toda parte. Mantenha a imaginação pelo tempo que conseguir, primeiro um minuto, depois em ciclos de cinco minutos.



Após os exercícios, você pode esfregar as palmas das mãos e as por sobre os olhos, como uma forma de fazê-los repousarem e se recuperarem. Você também pode fazer movimentos circulares com os olhos, ou ainda movimentos nas quatro direções, acima e abaixo, para um lado e para o outro.

O propósito destes exercícios é desenvolver a forte capacidade mental de ter foco e concentração. Pratique até que sua mente possa se assentar em um objeto e sempre lembre de trazer ela de volta, desenvolvendo assim sua concentração.

Ter mais foco é uma questão de Treinamento mental estes exercícios vão te ajudar a ter mais foco no seu trabalho, nos estudos, e na sua vida, que será de muitas Realizações!


Pedro Possidonio
Psicólogo e Terapeuta
pedropossidonio.psi@gmail.com

Conheça o Método Realização Humana!
Conheça mais sobre nosso trabalho:


Nenhum comentário:

Postar um comentário