segunda-feira, 23 de março de 2015

Vencer Padrões Emocionais Negativos



Outro dia estive atendendo um cliente que apresentava grande quadro de ansiedade, irritação, estresse, conflitos emocionais em casa com os familiares. Ele trouxe, ao longo de nossos atendimentos, uma contribuição importante: ressaltou que ao fazer atividades físicas, como bicicleta e natação, conseguia melhorar o estresse e a ansiedade.  Lembrei também de outro paciente, que fazia natação mas não conseguia flutuar por medo e ansiedade também.  Depois de sessões conosco ele aprendeu a flutuar, dizendo aprender a respirar melhor e a entregar-se ao fluxo.

Muitas vezes, nós somos escravos de nossas emoções. Meu convite, como profissional da saúde mental e do desenvolvimento humano, é que possamos aprender a lidar com nossas emoções, cultivando hábitos emocionais mais positivos. 

Para que ocorra a mudança de um hábito em nossas mentes, passamos por quatro fases: 1a fase: Incompetência Inconsciente - você não sabe que tem de mudar, os aspectos negativos do hábito não são conscientes. 2a fase: Incompetência Consciente: você sabe que deve mudar, mas ainda não sabe como. Hábito trás visíveis qualidades negativas para experiência de vida. 3a fase: Competência Consciente: treinamento de novos hábitos, pensamentos, sentimentos, emoções, atitudes e ações, através de videos, livros, treinamentos, coaching, terapias. 4a fase: Competência Inconsciente, quando o novo hábito passa a ser feito sem sequer pensar, parte da rotina e integrado à sabedoria do organismo como um todo.

No filme Quem somos nós? Há uma cena interessante, a qual mostra que somos viciados em nossos padrões emocionais. Para viver uma vida melhor, devemos nos conscientizar dos padrões negativos e cultivar novos, com recursos mais positivos.

Disse para meu cliente que devemos sempre trabalhar nossas emoções, por isso gravei em meu YouTube (Pedro Possidonio) a meditação Inteligência Emocional, que deve ser feita sempre para trabalhar nossas emoções. Além disso, os outros vídeos do canal são muito bons para nosso desenvolvimento emocional e pessoal. Podem ser feitos em ciclos de 7, 21 ou 28 dias, gerando uma importante reprogramação de padrões do Inconsciente.

Ao final, falava com meu cliente sobre alongamentos, para quebrar padrões corporais de tensão e estresse que ficam acumulados em nosso corpo. Ele pediu sugestões, ao que passei para ele o livro Yoga para Nervosos, do lendário professor Hermogenes, um livro completo e que recomendo a todos, pois fala de exercícios físicos, alongamentos de Yoga, alimentação saudável e respiração, tudo o que é preciso para cultivar uma vida de qualidade e plenitude.




Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário