quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O fator auto-responsabilidade



Em uma de minhas sessões de terapia esta semana pude atender uma cliente que associava sua percepção de vazio e angústia ao fato de que gostaria de que seu filho se comportasse de uma maneira que não era consonante com seus valores. Por um lado, honro o desejo de cada alma de que seus desejos sejam satisfeitos. Por outro lado, estava explicando para esta pessoa uma percepção muito importante: o fator auto-responsabilidade, que é o que discorro no texto que compartilho agora.

Muitas vezes colocamos em situações exteriores a nós a nossa percepção de carência ou de plenitude. Acreditamos que nossa felicidade só é possível na presença de algo ou alguém que possa nos preencher a vida, e quando temos isso, nos sentimos frustados. De acordo com a consciência da auto-responsabilidade, carência e plenitude estão dentro de nós. Quando escrevo um artigo e uma pessoa se incomoda, por exemplo, procuro checar se minhas palavras buscavam ofender ou contribuir, caso sejam ofensivas peço desculpas e caso sejam construtivas percebo que muitas vezes se trata de algo que a própria pessoa projetou sobre meu texto, e que nada tem a ver com o que escrevi. Deixo então seus afetos com ela, e continuo incentivando o desenvolvimento da consciência. Projetamos fora de nós nossas insatisfações, e não percebemos que a verdadeira satisfação está dentro de nós.

Outro dia estava atendendo a uma paciente com fobia a baratas. Além das técnicas de cura de fobia e desassociação da PNL, estava também observando com ela que projetamos fora de nós nossos medos, assim como nossa coragem. Ela, por exemplo, projetava a própria força no marido, que heroicamente afastava as baratas para longe dela. E se pudesse se apropriar de sua força? E se pudesse afastar não só baratas mas quaisquer estados negativos para longe, focando em estados positivos? Através da terapia, como na hipnose e na PNL, podemos transformar as nossas experiencias subjetivas, construindo e aperfeiçoando estados interiores. 

Somos tudo o que projetamos fora de nós. Nossa luz, projetamos nos santos. Nossa sombra, projetamos nos políticos, nos assassinos, nos mendigos. Quando desenvolvemos o fator auto-responsabilidade, não mais fazemos isso, pois passamos a perceber que tudo aquilo que pensamos do outro na verdade é uma parte de nós mesmo, ainda que inconsciente. Nós somos o mundo, e tudo o que é do ser humano está dentro de nós. 

A partir de hoje, escolha parar de viver como vítima, de colocar a culpa de sua infelicidade na sua família, nas condições externas, na sua idade ou no que for. A ciência moderna comprova já que somos capazes de construir nossa realidade, não que podemos voar se escolhermos criar asas, mas podemos escolher viver em estados mentais mais positivos ou viver na negatividade, no conflito, na reclamação. A partir de hoje, saiba que a responsabilidade pela sua vida é sua, absolutamente sua! Ninguém vai viver ela por você! A felicidade exige um preço. A realização exige um preço. Escolha viver a sua felicidade. As terapias, a espiritualidade, a arte, o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal, o coaching e a Psicologia podem ajudar você a tomar consciência de si, e abraçar seu caminho de realização.

Com auto-responsabilidade podemos saber que nós criamos nossa infelicidade ou nossa infelicidade. Que possamos escolher a felicidade. Que possamos nos autoconhecer, nos transformar internamente, viver nossa verdadeira Realização!



Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário