sexta-feira, 5 de setembro de 2014

As sementes de uma nova vida!

Uma parábola sobre a prosperidade
E sobre a Árvore de Dourados Frutos, que é a Vida!






Outro dia, estava andando na rua e encontrei uma velha amiga, sorrisos, abraços, e ela me perguntou como estava indo a vida de psicólogo. "Ótima", respondi, com um sorriso de gratidão lembrando de todas as coisas boas que me vem acontecendo. "Que bom ouvir pelo menos uma pessoa dizendo isso" ela disse, fazendo uma referência ao fato de muitos colegas estarem sempre reclamando das más condições e do quão difícil a vida pode ser. 

Passado o dia, ao fazer uma caminhada, estava refletindo sobre isso. Passamos muito tempo de nossas vidas reclamamos de nossas próprias criações negativas. Passamos o nosso período de infância e adolescência reclamando do colégio ou dos pais, depois reclamamos da faculdade ou trabalho na juventude, e reclamamos ainda da vida, do governo, das contas, do emprego, das pessoas, de tudo enfim, alienando-nos de nosso poder de transformar nossas vidas.  Quando faço parte do grupo da reclamação, o que esqueço é que eu sou uma consciência criadora. 


Meu dia de hoje é a colheita de meus pensamentos, sentimentos e ações de ontem, e minhas criações de hoje, em pensamentos, sentimentos e ações, são as sementes de meu amanhã. Que sementes você tem plantado?


Daí, me veio uma metáfora sobre a prosperidade...

Há muito muito tempo atrás, num reino distante, como se há de começar todas as histórias, havia uma larga estrada onde as pessoas passavam apressadas, incomodadas, sempre reclamando da vida. Interiormente havia uma voz que dizia "eu não posso, eu não consigo, eu não mereço"... e elas andavam de mentes e corações fechados, irritadas, insatisfeitas com a vida. 

Foi então que um velhinho decidiu parar de correr apressadamente no fluxo daquela massa inconsciente de gente. Ele pregava valores que pareciam exatamente as mesmas coisas que aquelas pessoas diziam, apenas estando talvez um pouco de cabeça para baixo. Ele dizia consigo:

"Só por hoje, eu serei grato. Gratidão pela vida, pela luz do sol que me ilumina e pela chuva que molha os campos. Gratidão pelos sorrisos que me aproximam do que eu quero, e gratidão pelas caras e corações fechados que me afastam do que eu não quero. Gratidão pelos ensinamentos dos meus professores, e das gerações que vieram antes de mim. Só por hoje serei grato, pelo que quer que eu tenha, pois a cada dia a divina providência toma conta de mim e me leva, trazendo para minha vida tudo o que eu preciso, e levando em boa hora tudo o que não preciso mais."
"Só por hoje, agradecerei a meus pais por me darem a vida, e a todos os meu ancestrais pedirei bençãos. Serei grato pelo meu trabalho, ou pelos meus estudos, pela minha divina prosperidade, e serei grato por todas as minhas relações. Pois o ser humano é a soma de tudo o que viveu e de tudo o que viverá. O passado e o futuro se encontram no divino presente no qual EU SOU, aqui e agora, neste momento de minha vida. E eu sei que tenho já tudo o que preciso para dar o próximo passo, seguir em frente a caminhada de minha vida. E apenas eu escolherei o quanto farei do meu caminho uma penúria de lamentações ou uma celebração da beleza."

Aquele velho homem decidiu parar por um momento, sair da estrada das pessoas vestidas de cinza, e assentar-se à sombra das árvores de dourados frutos que estavam ali, para todos, ao longo do caminho. As árvores estavam ali para todos, repito, mas enquanto eles diziam que não posso, não consigo ou não mereço, o velhinho tido como louco dizia "eu posso! eu consigo! eu mereço!". E o homem, que os outros achavam louco por gostar da vida, por aceitar a vida com tudo o que vem com ela, dançava e se deliciava com os dourados frutos, invisíveis aos outros por serem tão comuns, por estarem sempre ali, aos olhos de todos, que sempre procuram o extraordinário e esquecem que o divino se revela no simples.  O velho homem continuava sua canção para o universo:

"Hoje eu começo minha nova vida! Eu deixo todo o passado no passado! Deixo todas as pesadas cargas de mágoas e ressentimentos que pesam e adoecem meu corpo, e sou grato por tudo o que me aconteceu e me ensinou, perdoando a todas as pessoas que cruzaram o meu caminho e o marcaram com desamor. Eu libero você, e me libero. Liberados somos concluídos, somos inteiros. E sou grato por todo o amor compartilhado, da família, dos amigos, dos encontros que transformaram a cada dia a minha vida. Sou grato por tudo o que aprendi e que vivi, e só por hoje olho para a totalidade da vida e encontro em meu coração a beleza, a força flamejante da chama viva que me faz seguir adiante!"

Aquele homem aprendeu a importante lição de assumir a responsabilidade por sua própria vida. Celebrar, dançar, cantar, orar, e saborear os dourados frutos que estão ao longo do caminho, para os quais não olhamos quando apenas desejamos chegar ao final da jornada. Você pode agora tomar uma decisão interior de dar um basta ao seu sofrimento interno! De dizer CHEGA! Sim, chega de colocar a culpa nos outros e alienar o meu poder de transformar a minha vida! Chega também de se culpar, e liberte-se dos pesos do passado! Está na hora de tomar consciência de quem eu posso Ser!, das grandes coisas que podemos realizar ao viver o amor ardente e flamejante em nossas vidas, este amor que pulsa e vibra e que nos espera, e que está dentro dos nossos corações querendo ser liberto. 

Este amor que nos faz levantar da cama de um pulo, respirar fundo e permitir que o entusiasmo pela vida preencha todo o nosso corpo ao começar de cada dia.  Liberte agora este poder! Decida agora que você pode Ser! Liberte agora seu verdadeiro Ser! Não deixe que passado, ou coisas exteriores o definam ou possam limitar, pois tudo o que você precisa para dar o próximo passo você tem, aqui e agora. Tudo o que precisamos está dentro de nós! A verdadeira fonte de vida nos espera, dentro de nós. A verdadeira realização inicia dentro de nós! 


Que você possa encontrar a chave para reascender a chama da vida pulsante no seu coração! Que o amor vibrante incendeie seu caminho!  Que você comece hoje a plantar as sementes de sua nova vida!





Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário