segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A importância de ser diferente!



Gosto sempre de iniciar meus textos a partir de alguma reflexão extraída de minha experiência clínica. A clínica de Psicologia é um laboratório da própria vida, no qual ela se reflete em sua grandeza e diversidade. Toda semana passam por nós, Psicólogos e terapeutas, uma extensão de casos, de pessoas e de vidas que são representativos daquilo que podemos apreender do que acontece com a vida humana na sociedade contemporânea. Cada aprendizado, cada experiência, cada processo de crescimento nos faz viver uma poderosa transformação a cada semana! 

Inicio o texto de hoje com o caso de um garoto de aproximadamente quinze anos que sentia muitos medos e insatisfação pessoal por se sentir diferente de seus colegas de turma. Acontece que sua família tem ascendência estrangeira, o que fazia com que fosse reforçada ele  a sensação de ser diferente, causando-lhe estranhamento. Fizemos com ele um importante resgate do valor pessoal, da importância de vermos a singularidade de cada um e o valor desta diversidade. Dissemos para ele que um carro comum vale pouco e, por gostar de carros, ele entendeu que um carro como uma Ferrari não pode ser encontrada todos os dias, por sua raridade. Podemos estender o exemplo para o leitor e incluir a ideia de que produtos raros valem muito, produtos comuns valem menos, produtos únicos apresentam um valor insubstituível. Agora imagine o quanto pode valer a vida e a singularidade de uma única alma humana: cada pessoa tem seu valor único, sua importância singular e significativa para o contexto do universo, ao contrario do que dizem as perspectivas estatísticas que desvalorizam o individual. Isto significa que VOCÊ TEM VALOR!

Em nossa trajetória de vida, devemos abandonar as máscaras que nos fazem procurar ser como os outros, devemos abandonar as pressões por ser igual ao comum, ao massificado, aos modelos comerciais. Como nosso cliente era descendente de uma família estrangeira, ressaltamos a importante lição de honrar os ancestrais, a qual vale para todos nós também. Somos o que somos devido a todos os homens e todas as mulheres que vieram e que viveram antes da gente. Devemos honrá-los com nossa vida e viver esta vida com dedicação, aceitando nossos ancestrais e os acolhendo em nosso coração, aceitando completamente a vida e tudo o que vem com ela, aceitando completamente quem nós somos.

O grande psico terapeuta Carl Rogers falava que somente com aceitação podemos viver nossa transformação. Ao aceitar quem nós somos, podemos viver nossa singularidade, nossa criatividade, o valor único de Ser quem nós realmente somos, viver nosso pleno potencial. Assim, cada um pode dar sua contribuição significativa, positiva e singular para o fluxo da vida, deixar na existência a sua marca e viver a meta das metas: aprender e crescer como ser humano! 


Faça diferente! Seja exclusivamente você! Expresse seu Verdadeiro Ser! Que você possa a cada dia Aprender, Mudar, Melhorar, Crescer! E fazer de sua vida tudo aquilo que você pode ser...




Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta.

2 comentários: