terça-feira, 30 de setembro de 2014

O poder do silêncio

A importância de viver o silêncio para o florescimento do Ser



Uma paciente em estado grave de depressão disse-me certa vez que o barulho das pessoas lhe causava um profundo incômodo, para o estado em que ela se encontrava intolerável. O barulho das pessoas também pode gerar incômodo para mim e para vocês, leitores, estando a pessoa que vivencia a psicopatologia apenas em uma condição de maior sensibilidade que a nossa. No entanto, que profundo o aprendizado daquele dia: o poder que o silêncio trás para promover nossa cura!

As muitas partes de nós estão sempre fazendo barulho. Nossa mente não para, mais parecendo às vezes com um macaquinho pulando de galho em galho. Parece que estamos numa grande feira. Mesmo quando fechamos a nossa boca, nosso corpo fala, através da respiração, através da nossa fisiologia, através de nossa postura, que pode nos levar a fazer sentir mais mal estar ou mais bem estar. Daí o fato de recomendarmos técnicas como Yoga, Pilates ou alongamentos terapêuticos, para vivermos uma saúde melhor, o que se reflete em nossa postura, motivação e energia.

Naquele dia fui mais uma vez lembrado, por minha paciente, da importância do silêncio: no silêncio ela disse que podia sentir paz, associando a este estado prazer e considerando-o curativo, o que vale para todos nós. Ela disse que às vezes achava isso estranho, pois aprendera que nós nos desenvolvemos em sociedade. Considerei com ela que em sociedade desenvolvemos nosso eu externo, eu social ou ego, mas no silêncio desenvolvemos um outro eu, o eu interno, curativo, transformador. Por isso os sábios do passado iam para o deserto. 

Hoje, podemos praticar o silênico e outras técnicas de ampliação da consciência para viver em nossas vidas seus benefícios: cura, autotransformação, paz. Através do silêncio podemos conquistar a quietude e a clareza em nossas mentes, alinhando a mente consciente com a mente mais profunda e seus infinitos recursos. Use o poder do silêncio a seu favor! Acesse seu poder interior para transformar sua vida!




Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta.

4 comentários: