quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Inteligência Emocional, Inteligências Múltiplas e Inteligência Integral



A Inteligência Emocional pode ser muito importante para nosso trabalho e para nossas relações pessoais. Muitos curso, seminários, treinamentos e programas de desenvolvimento pessoal procuram trabalhar a inteligência emocional,  pois já é lugar comum a relação entre um bom ambiente de trabalho, criativo e produtivo, com pessoas que vivem boas relações. Foi trabalhada em obras clássicas do autor Daniel Goleman, dentre outros. Competências como comunicação, capacidade de ouvir, liderança e foco positivo são, neste bojo, estimuladas em conjunto com as habilidades específicas de uma profissão.


Além da inteligência emocional,  podemos falar nas Inteligências Múltiplas,  tese do autor Howard Gardner. Pesquisando vários gênios em diferentes áreas de destaque do conhecimento, o pesquisador apontou que podemos ter competências mais aptas para alguma ou algumas inteligências, e não teremos nossa excelência em todas. As inteligências múltiplas são: 1. Lógica. Ligada ao conhecimento racional e ao raciocínio matemático. Podem expressar inteligência diferenciada com fórmulas e números. 2. Linguística. Pessoas que desenvolvem sua inteligência baseada em histórias, palavras e significados, com ampla habilidade em comunicação e expressão. 3. Corporal. Atletas, pessoas que buscam o desenvolvimento pessoal através do corpo, como nas artes marciais ou Yoga, pessoas que utilizam as sensações e a sabedoria do corpo como filtro para experimentar o mundo. 4. Naturalista. Desenvolvem uma compreensão da natureza, da Física à Química, da Astronomia às Ciências Biológicas. 5. Intrapessoal. Pessoas que desenvolvem amplo potencial de autoconhecimento, buscam investigar e desenvolver a si mesmos, tendo na consciência de si as bases de seu aperfeiçoamento pessoal. 6. Interpessoal. Pessoas habilidosas para o relacionamento com outras pessoas, abertas e capazes de enxergar o melhor do outro e compreender mapas e modelos mentais de um mundo diverso ao seu. Apresentam tendência à liderança. 7. Espacial. Habilidade de entender o movimento e o posicionamento de objetos, o que pode ser útil às praticas esportivas, à capacidade de orientar-se em ambientes remotos e à excelência em atividades como xadrez. 8. Musical. Facilidade de compreensão e desenvolvimento de inteligência voltada para o som, a melodia, o ritmo, tudo que envolve o universo da música. 

Todos nós temos competências em uma ou mais destas oito áreas. Mas agora imagine alguém que poderia ser excelente músico tendo que dar aulas de matemática, ou alguém com ampla inteligência de comunicação e interpessoal tendo de trabalhar operando uma máquina. Este é o caminho mais curto do fracasso, quando vivemos sem desenvolver nosso verdadeiro potencial.

Muitas vezes procuramos trabalhar só o que nos falta, ou o que somos ruins, focando no pior de nós, deixando de desenvolver nossa genialidade nas áreas em que somos melhores. Se desenvolvermo-nos naquilo que somos melhores, certamente poderemos servir muito melhor às pessoas e à sociedade, contribuindo e vivendo uma vida significativa fazendo aquilo que amamos. Somos a favor, ainda, do equilíbrio, pois um desenvolvimento em algum nível em cada área é importante para vivermos no mundo e na sociedade.

Podemos concluir com a ideia de Inteligência Integral, de Roberto Crema, autor da Psicologia Transpessoal.  Segundo ele, o Ser humano deve ser pensado em sua perspectiva multidimensional, que é psico-somatico-noetico-pneumático.  Isto significa que somos uma totalidade que integra corpo, psique, sentido existencial e a dimensão espiritual. Devemos desenvolver nossa saúde, nossa capacidade de compreender o mundo, nossa habilidade de nos relacionar, nosso trabalho, nossa espiritualidade, nossa expressão artística e tudo aquilo que for realmente importante e motivador para nós, nos dedicando a viver uma vida com Sentido. Devemos abraçar nossa totalidade e educar os seres humanos para o desenvolvimento em todas essas dimensões.

Esperamos com este quadro geral apresentar a multiplicidade de possibilidades do desenvolvimento humano,  esperando, com isso,  que uma vida de mais plenitude e Realização Humana seja possível. Além disso, um processo terapêutico e educacional que abrace a totalidade das múltiplas dimensões humanas poderá promover seu desenvolvimento e sua saúde de uma maneira muito mais completa. Em grupos ou organizações, devemos aprender a lidar com pessoas diferentes, desenvolvendo suas competências básicas e focando em extrair o máximo e o melhor potencial de cada um, desenvolvendo a totalidade de seu potencial.




Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

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