quarta-feira, 17 de junho de 2015

Leis da Motivação Sistêmica


Quando falamos em motivação numa visão sistêmica, podemos perceber a existência de uma estrutura na qual cada parte influencia o todo. A ideia antiga de hierarquia e pirâmide é transformada em uma ideia de teia viva e orgânica. Trazemos a ideia de leis as quais podemos ver acontecer repetidamente dentro de sistemas e grupos. Observar estas leis pode levar o grupo a funcionar com mais eficácia, eficiência e qualidade.  As leis são:



1. Lei do Dar e do Receber

Em todo sistema as pessoas dão algo e recebem algo de positivo ou negativo, e os sistemas fazem o mesmo entre si. Podemos chamar também de lei do retorno ou feedback. Podemos incluir aqui uma das premissas da PNL a qual aponta que não existe erro ou fracasso, existe feedback. Tudo pode ser tomado como um indicador de estarmos a caminho do desejado ou nos afastando do equilíbrio adequado. Em casais onde um dá demais e o outro é ausente, aparecem conflitos, traições, desequilíbrios que levam o relacionamento ao rompimento. Como na dança, numa relação ambos têm de dar e receber em medidas semelhantes, procurando o crescimento mútuo. Assim também, na vida, nos estudos, no trabalho, quem dá mais de si recebe mais, vivendo uma vida melhor. Seja mais, evolua mais, supere-se mais, seja sempre o seu melhor, que o melhor de sua vida ainda está por vir!


2. Lei do Equilíbrio

A natureza procura equilíbrio. Os sistemas querem crescer, porém com constância. As pessoas querem mais da vida e adoecem em ambientes em que não recebem numa medida equilibrada. Quando um profissional se dedica a uma organização e não é valorizado ou não tem oportunidade de crescimento, procura uma organização onde se sinta motivado a crescer e dar o seu melhor, além de receber o devido reconhecimento de seus pares e líderes.


3. Lei dos Níveis

Nossa Consciência cresce em níveis. Crescemos por níveis de realização, nos realizamos por esferas de aprendizagem, em cada esfera há a jornada de descer aos infernos e subir aos céus, superando a si mesmo. Sempre passamos por novos desafios e a vida nos exige a despertar novos recursos para atravessar suas fases. O mesmo deve acontecer em um grupo onde as pessoas crescem juntas passando por ciclos, que devem ser planejados, implementados e avaliados a cada ano ou ciclo de anos.


4. Lei do Pertencimento

Toda família ou organização de pessoas apresenta uma Hierarquia. Os chefes e os pais estão em primeiro nesta hierarquia. Os filhos e colaboradores vêm depois. O mais velho, aquele que está a mais tempo, em geral deve mais respeitado. Vale lembrar que todos têm o direito de pertencer. Todos têm seu lugar. Percebemos nesta lei a Unidade de tudo. Atrapalhando esta lei temos os mecanismos de projeção e sombra, que devem ser trabalhados visando uma integração. Quando um aborto acontece, deve ser integrado como filho. Quando uma filha se comporta apenas como irmã da mãe, todos adoecem. Quando um colaborador sobre violência e assédio moral, todo o sistema padece. Quando pegamos o que não é nosso, quando há corrupção, seja por sonegação de imposto ou por desvio de verbas milionárias, todo o país pode pagar um duro preço para se reequilibrar. Respeitada a lei do pertencimento, junto com o dar e receber, todo o sistema prospera.


5. Lei da Excelência

Cada um dentro do grupo pode ser consciente do seu papel no crescimento. Todos podem colaborar de alguma forma para crescer, aprender, evoluir, trabalhar com dedicação e se doar a um sentido maior pelo qual viver e servir. Podemos aqui usar a Modelagem de Mestres e mentores, que sejam inspirações para o crescimento do grupo. Temas que podem ajudar também são:  Liderança, Inteligências Múltiplas, vivências, crenças, mapas,  FLOW. Existe aqui a abertura para o Treinamento e o Desenvolvimento. Todos podem fazer da Excelência um compromisso, de viver com qualidade e não só passar os dias, de trabalhar com significado e não só como obrigação,  de se relacionar com maestria e não com inconsciência. Significa fazer nosso melhor, procurar nosso melhor, realizar nosso melhor a cada dia.


6. Lei das Metas

Todas as pessoas tem metas, sejam Conscientes ou Inconscientes. As metas podem ser Pessoais, quando dizem respeito à vida pessoal, e organizacionais, quando o enfoque está no grupo. Para alcançar metas com qualidade, devemos ter o alinhamento de todas as dimensões, físico e psíquico, emocional e espiritual, social e integral. Devemos usar da flexibilidade para mudar e melhorar o caminho que está sendo trabalhado. Metas servem como inspiração de Resultado, do Estado ao qual desejamos chegar.


7. Lei da Qualidade

Aqui abrimos espaço para a reflexão da produção e da qualidade de vida. Não devemos ser apenas máquinas de resultados, mas sim  seres humanos criativos, motivados, felizes de fazer parte de um grande time. Devemos cultivar valores como: amor, trabalho, conhecimento, beleza, felicidade, ética, transcendência, realização. Cada pessoa  deve sentir que o que faz é positivo, tanto para si como para a sociedade.  Deve ter reconhecimento de seus pares e do entorno,  deve ter uma vida de qualidade, abundância, plenitude, uma vida significativa. 



A nossa compilação destas leis vem da observação pessoal e de nossa experiência nas mais de duas mil sessões de psicoterapia realizadas, além de diversos grupos, cursos, livros e formações das quais participamos. Não é uma teoria fixa, e sim de ordem prática. Nosso maior propósito é o de facilitar e promover uma vida com mais motivação e realização humana integral.

A verdadeira motivação vem da dimensão de nosso coração. O que você realmente ama? Que tipo de pessoa melhor você poderia ser para sua família, para seus amigos, para seus clientes, para seu país? Como você pode servir de uma maneira melhor, mais positiva, dedicada e amorosa? Qual o próximo passo de sua jornada de evolução? O que você realmente quer viver? Quais os seus sonhos? O que você está disposto a fazer para conseguir o que realmente quer? Quem pode te ajudar? O que você precisa fazer?

As verdadeiras respostas estão dentro de nós, e um profissional habilitado pode nos auxiliar em nosso processo de autoconhecimento, de crescimento pessoal e de encontro com nosso verdadeiro destino! 





Sejamos amor!



Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário