segunda-feira, 1 de junho de 2015

A Jornada Interior




Uma importante contribuição para o conhecimento dos caminhos de realização humana é a Jornada do Herói. Joseph Campbell, importante antropólogo, estudioso dos mitos, inspirado também na ideia de arquétipos de Jung, escreveu para o mundo sua maravilhosa tese, o Herói de Mil Faces.

Em cada estória extraordinária, seja do herói Sidarta que abandonou as ilusões deste mundo para se tornar Buda, seja do herói Gilgsmesh da antiga Babilônia, seja dos fundadores romanos Rômulo e Remo, seja de Hércules e dos mitos gregos ou dos aborígenes da Austrália, podemos perceber um padrão. 

Todo herói tem um nascimento extraordinário, todo herói parte de casa em busca de uma grande viagem, para viver suas aventuras. Todo herói passa por provações e dificuldades. Desce aos infernos, é tentado por demônios. Passa por trabalhos e tarefas.  Deve receber a ajuda dos Deuses e encontrar ferramentas mágicas para vencer seus desafios. Cada história trás uma série de símbolos que nós fazem acessar o reino desconhecido, nosso inconsciente, e os arquétipos que povoam nossa alma. Todo herói retorna, trazendo uma nova luz para o mundo.

O poder do mito é outro trabalho de Campbell que devemos conhecer, em livro e vídeo. Saber que nossa vida e nossa estória é atravessada por mitos. Mito é uma verdade interior, que pode nos ensinar sobre o que somos. Mitos são estórias extraordinárias, modelos para nossa realização. Nossas crenças são nossos mitos pessoais, e por eles damos nossa vida. Mitos e símbolos são a fonte de nossa motivação e energia. Através dos mitos e do que podem nos ensinar podemos viver uma vida rica, bela, com significado e plenitude.

Através dos mitos podemos conhecer nosso reino interior, descer até onde habita nossa sombra, trabalhar para equilibrar nossas imagens e polaridades internas: masculino e feminino, adulto e criança, saúde e doença, guerra e paz, sombra e luz. Podemos encontrar a fonte de orientação interior, muitas vezes representada por um mestre ou um sábio ancião. Na jornada interior podemos encontrar ajudantes como animais de poder, a árvore da vida e minerais que nós dão força, tudo isso símbolos para acessar nossa força interior. Podemos encontrar a Fonte, nosso tesouro oculto, nosso Centro, a Fonte de todas as possibilidades e da criação de tudo o que podemos ser. Podemos realizar tudo o que somos. Realização é viver nosso Verdadeiro Ser, é escrever e viver nosso próprio mito pessoal, é viver as imagens do reino interior de nossa alma,  é realizar aquilo que nos faz sentido. Qual é o mito pelo qual você vive?


Pedro Possidonio
Psicólogo e Terapeuta
youtube.com/pedropossidonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário