quinta-feira, 28 de maio de 2015

Viver com Sentido



Em comparação com a Vontade de prazer e com a Vontade de poder, o psiquiatra austríaco Viktor Frankl apresenta-nos a ideia de que o ser humano abriga internamente a Vontade de Sentido. Procuramos um sentido pelo qual valha a pena viver, procuramos expressar nosso ser em sua dimensão mais profunda. Este sentido é encontrado quando fazemos algo de positivo para alguém ou para o mundo, através de nossas ações, de nosso trabalho, de nossas escolhas, de nossas realizações. Temos aqui valores que nos fazem apontar para a orientação Ética fundamental em pensarmos que a vida tem Sim um sentido a ser afirmado!

Portanto, a Realização, a felicidade e o sucesso na vida podem ser compreendidos como consequência de uma vida dedicada a um sentido, a uma obra. Todo ser humano vive o sofrimento, o que Frankl expressou com o conceito da tríade trágica: dor, morte e culpa. Através de nossa capacidade de atribuir Sentido, podemos viver uma vida para além do sofrimento, cultivando valores positivos e construindo uma cultura de paz, uma nova humanidade, uma nova vida.

A contribuição da visão sistêmica aponta a necessidade de superar dicotomias, por exemplo, entre agressores e agredidos. Já atendi um caso de um paciente que cometeu violência  sexual e queria ajuda pra não o repetir. Já atendi casos de vítimas de estupro.  Lembrei de um caso agora de um homem vítima de homofobia. Lembro da criança que atendi com deficit de atenção que chorava a perda do tio. Há também um Jovem que atendi o qual sofreu violência sexual na infância e na adolescência desistiu de ir às aulas.  Ja atendi uma mulher com aparente estresse no trabalho que revelou em visualização saudade e tristeza pela perda dos avós. A vida é sofrimento. Todos sofremos. Muitas vezes somos agressivos, outras somos agredidos. Superar polaridades faz reconhecermos a humanidade em todos nós.  Cometemos erros, sentimos culpa. Podemos perder quem amamos. Mas a cada dia eu vejo o quanto o ser humano tem potencial para aprender, para se superar, para amar, para Ser.

Devemos concluir com a concepção de Otimismo trágico. Segundo Frankl, Sentido da vida é individual, não pode ser copiado. Além disso, o sentido deve ser encontrado e não criado. Mesmo numa situação de máximo sofrimento, podemos viver significativamente. Podemos viver heroicamente nosso sofrimento, transformando nossa angústia em ponte para nossa realização.


Aquele que vive uma vida com sentido, tornado-se o que pode Ser, vive a serviço do que a vida pode ser de melhor, o que traz fortes implicações Éticas para a construção de uma nova cultura de paz, educação com valores humanos e espiritualidade. A serviço da vida, da arte, da espiritualidade, do trabalho, do crescimento, vivemos valores que podem nos fazer encontrar a auto-transcendência.

O Jovem que sofreu abuso escolheu fazer Enem e trabalhar com gastronomia. A Criança que perdeu o tio desenhou um presente para o parente amado, se reconectando com este amor. A Mulher com saudade dos avós, em exercício de visualização terapêutica, pediu a bênção e recebeu novamente o amor dos avós, aprendendo a encontrá-los no coração. Assim, uma vida mais humana é possível,  com mais amor, saúde e paz, com mais espiritualidade e com Realização Humana.





Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário