segunda-feira, 4 de maio de 2015

A Teia da Vida



A vida é um grande sistema. Em toda parte, tudo está conectado.  O que acontece com uma parte, influencia o todo de maneira significativa. Em nossos hábitos irrefreável de consumo, viemos, desde a revolução industrial, destruindo a natureza. O que esquecemos de perceber é que a natureza reencontrará seu equilíbrio, nossa sobrevivência é que está em questão. Procuramos nos preencher através dos vícios, mas perdemos o caminho da verdadeira vida que nos preenche.

Para trabalhar nossa ideia da Teia da Vida, vamos ver um pouco mais da Teoria de Campo. Esta teoria e seus princípios foram trabalhados por um pesquisador chamado Kurt Levine. Tudo o que somos, pensamos, sentimos e desejamos, está projetado em um campo magnético invisível ao redor de nós. A teoria de Campo fala da Interrelação de tudo com tudo. Cada parte influencia as outras, modificando o campo.

Cada escolha, cada ação modifica nosso campo, mesmo que ninguém veja, a sabedoria da vida é testemunha, e sempre nos trás exatamente o que é nosso, exatamente o que merecemos, pois irradiamos o que somos. A vida exterior é reflexo do Ser interior.Outro autor digno de destaque é Fritjof Capra, também com importantes escritos sobre os campos sistêmicos. A vida é um sistema Uno, indivisível. Cada parte é importante. Cada escolha conta, e a consciência pode fazer a diferença. Podemos viver nossa transformação positiva em nossa vida.

Rupert Sheldrake é outro autor de contribuição importante, com sua ideia de campos morfogenéticos. A natureza se movimenta através de campos que são percebidos e criados ao longo do tempo, e cada espécie apresenta sua sabedoria inata, vivendo em alinhamento com a natureza. É uma proposta que vai além da simples seleção natural. A natureza é sábia, e é necessário reaprender a viver em harmonia com as suas leis.

Talvez a melhor forma de aprendermos, sentindo e percebendo estes campos, seja através da vivência das Constelações Sistêmicas e Familiares, de Bert Hellinger. Aprendemos que somos um sistema, repleto de pensamentos, percepções, emoções, sentimentos, motivações, inspirações, entre outros. O que vivemos em nossa vida familiar levamos para os grupos e organizações dos quais fazemos parte. Através de cada encontro, de cada grupo que participamos, vamos aprendendo sobre o que somos e o que podemos ser.

Não se trata de redução de tudo a problemas com pai ou mãe. Sim se trata de procurar evoluir em consciência do que realmente somos. Conhecer as polaridades em nós, masculino e feminino, adulto e criança, saúde e doença, sombra e luz. Trata de desenvolver o melhor de nós, e viver uma vida em harmonia com o todo,  com a grande Vida que quer o melhor para nós, que quer se realizar através de nós,  que quer sentir, amar, vibrar, respirar, que quer Ser através de nós. Nós somos parte desta teia. Nós somos a Vida. Nós somos o Todo. E o caminho da felicidade é reaprender a Ser, em unidade com o que verdadeiramente somos.


Pedro Possidonio
Psicólogo e Terapeuta

youtube.com/pedropossidonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário