quarta-feira, 13 de maio de 2015

Transcender ao sofrimento



Iniciamos este texto com o caso clínico de uma jovem que se separou do namorado, terminando um relacionamento de dois anos. Seus sentimentos de tristeza e dor aparecem mesclados com descrença e ferida. Agora, ela se foca na necessidade de conseguir melhorar no campo do trabalho,  visa um concurso que lhe ofereça uma estabilidade.

Utilizamos o exemplo para falar de uma ideia filosófica que vale a pena ser pensada: muitas vezes, a vida é sofrimento. A felicidade nos escapa, e sua plenitude às vezes não parece algo deste mundo. Vivemos em um mundo de ilusões, muitas vezes geradas socialmente e introjetada por nós na esperança de fazer com que a dor de viver seja dirimida.

A saída para este sofrimento, para Schopenhauer, filósofo de cujo raciocínio estamos trabalhando, estaria em viver a Ética da Compaixão e a Metafísica do Belo. A primeira diz que nós devemos ter compaixão desinteressada pelo sofrimento que envolve a trama humana, ainda que, segundo o autor, tomando certa distância. A segunda aponta para a arte como a saída do sofrimento. Através da arte, da fruição do Belo, conseguimos refrear a impulsividade de nossa Vontade, cega e irracional, e assim viver um pouco de paz.

Já Sartre nos ensina que O homem é sua própria obra. Ao transformar nossa vida em uma obra de arte, podemos viver com sentido. No entanto, segundo Viktor Frankl, não se pode inventar um sentido para a vida.  Devemos encontrar o sentido, o que é um caminho diferente para cada um. Encontrar o sentido, que nos faça caminhar e evoluir, no sofrimento ou na esperança, alinhar-mo-nos com nosso destino, é o que nos torna humanos.

Com nossa cliente, falamos sobre a necessidade de trabalhar nossa realização profissional, através de nossos estudos, nosso trabalho, formações, metas. Precisamos buscar realização relacional, viver melhores relacionamentos, procurar nosso desenvolvimento emocional.  Por fim, vem a realização do nosso Ser essencial, encontrando um sentido pelo qual viver, estar a serviço da vida, dedicar-se à mais profunda dimensão do nosso espírito. Evoluir, aprender a amar e a viver. Viver uma vida que valha a pena ser vivida.



Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário