quarta-feira, 13 de maio de 2015

Ressignificando



Todos nós passamos por experiências em nosso passado e em nossa história de vida. Algumas experiências positivas, algumas histórias negativas. O papel da terapia e processos de crescimento humano é ressignificar experiências e crenças limitantes. Muitas vezes ficamos presos no negativo e, por querer evitar sofrer, nos afastamos da vida, dos seus riscos e de suas possibilidades. Sepultamos, assim, nosso sucesso ou nossa felicidade. Abandonamos nosso caminho de realização.

Nada é o que é ou o que foi. Tudo é como representamos. Tudo é o significado que damos. Através do modo como representamos nossa realidade podemos criar nosso inferno e nosso céu interior.

Lembro de uma cliente me dizendo que, em seus 45 anos, já não acreditava que era possível curar sua fobia de água, em lagos, no mar e ate na chuva. Sonhava e tinha pesadelos com uma água que a afogava. Transformamos suas representações internas com PNL e Hipnose, Ressignificando sua experiência interior. Depois passou a sonhar com uma chuva de luz, representando sua libertação. 

Nosso passado já passou, sendo apenas uma história que nós contamos em nossa mente.  Nosso futuro e suas possibilidades ainda não chegou.  Nós somos o agora. E este é, a cada momento, o tempo da transformação.

O Psicólogo, ou o Terapeuta, é alguém que pode ajudar, caminhar ao lado. Através de suas ferramentas e técnicas, de suas experiências, ele deve ser um facilitador a serviço do processo interior de cura e transformação. Não pode fazer a mudança por você. Você deve assumir o comando, o compromisso de querer transformar sua vida. No entanto, internamente, é totalmente possível se curar, se libertar e despertar recursos para viver uma vida com muito mais qualidade e Realização. 

Pedro Possidonio
Psicólogo e Terapeuta

youtube.com/pedropossidonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário