terça-feira, 28 de abril de 2015

Reforma Tua Própria Casa



É comum em grupos de seres humanos, famílias ou organizações termos visões de mundo diferentes. Muitas vezes não pensamos igual, não concordamos com as ideias e ações dos outros. Às vezes, entramos em conflito por esperarmos que o outro mude, ao invés de nós mesmos mudarmos. Sempre atribuímos a insatisfação de nossas vidas ao meio externo, aos outros, ao governo, etc. Nas disputas políticas, sempre vemos alguém apontando o negativo do outro, ao invés de se ocuparem em construir positivamente um casa melhor para todos. Nós,  seres humanos, somos em geral inconscientes, mas podemos ter mais consciência em nosso dia a dia e em nossas relações.

Devemos assumir nossa responsabilidade pela nossa satisfação e pelas nossas vidas. Se você está insatisfeito, a responsabilidade é sua, você pode mudar! Veja em quais aspectos sua vida pode melhorar e comece a trabalhar nisso! Como crianças, sempre esperamos do externo que nos deem as condições ideais para pararmos de reclamar. No entanto, devemos começar com o que somos e temos. Sempre podemos usar os recursos de hoje para construir um amanhã melhor.

Uma cliente estava em conflito com a irmã, e disse que ia falar umas verdades para ela, apontando todos os seus erros. Perguntamos qual sua intenção positiva, e ela disse que era a de reatar a relação. Procuramos conscientizá-la de que nós não devemos apontar os erros dos outros, e sim procurar modificar os nossos. Esta cliente afirmou que realmente não conseguia obter o que quer de sua vida por dedicar-se muito aos outros e esquecer de si mesmo.

É como se usássemos todos os nossos recursos reformando as casas dos outros. Como nossos recursos não são infinitos, não sobra tempo e energia para reformar nossa própria casa. Às vezes, vemos no outro os erros que devíamos mudar em nós mesmos. Quais predicados negativos você costuma ver fora de si? Podemos aproveitar melhor nossos recursos reformando nossa própria casa. Assim, ajudamos o outro sendo um modelo, ao invés de querer convertê-lo às nossas crenças. Com nossa casa bela e harmoniosa e vivendo uma vida de excelência podemos influenciar os outros a também viver uma vida melhor.




Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:

Um comentário: