sábado, 2 de abril de 2016

Vícios e Co-dependência



Um tema importante que vez ou outra me vejo repetindo em experiência clínica é a estrutura que está presente em nossa mente quando vivemos uma situação de vício ou de apego. Pode ser que seja apego um relacionamento, pode ser apego a uma situação que já se encerrou ou mesmo apego aos nossos entes queridos quando partem. Porém muitas vezes, trata-se mesmo de vícios, em álcool, fumo, compras, drogas, comida compulsiva, jogos, internet e tantos outros.

Esta situação é modernamente chamada de co-dependência. X e Y estão ligados na mente, e supostamente X, a pessoa, não vive sem Y, o vicio, situação ou outra pessoa. Procuramos preencher com algo externo um vazio que sentimos no interno. Procurando os falsos substitutos para o verdadeiro amor.



Imagem de X e Y ligados.



Da Co-dependência a Autonomia

Apesar desta forte dependência entre a pessoa e o seu vício, uma vida melhor é possível com a busca de equilíbrio e autonomia. A imagem do vício é transformada e a mente passa a viver um novo modelo de ser e de viver, um sistema, uma rede na qual mesmo que um dos pontos sofra abalos e transformações, o que é natural da vida, os outros elos fazem com que a pessoa se sinta bem em viver e procure superar dificuldades em busca da realização.




Imagem autonomia integral



Nesta nova imagem, X está também ligada a Y, mas agora apresenta boa relação de honra e gratidão com seus pai e mãe internamente, apresenta uma boa relação com amigos, vive um trabalho que ama e busca realização profissional, busca cuidar da saúde, com boa alimentação e exercícios, vive uma espiritualidade que a faz sentir plenitude e sentido da vida, busca sempre estudar, aprender, crescer e ser melhor a cada dia. Esta buscando a cada dia a paz e a prosperidade, melhores relacionamentos, contato com a natureza, está sempre em evolução, vivendo um equilíbrio dinâmico. É adepta de um modelo integral de Ser, Ser plenitude, Ser transformação, Ser Realização.



Pedro Possidonio
Psicólogo e Terapeuta
pedropossidonio.psi@gmail.com

Conheça o Método Realização Humana!
Conheça mais sobre nosso trabalho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário