sexta-feira, 15 de maio de 2020

Relações em tempos de crise



Escrevo este texto a partir de observações clínicas feitas sobre relacionamentos durante a quarentena de 2020, mas espero que as reflexões sirvam para outros momentos de crise, seja social seja de uma relação específica.

Um momento de crise como a quarentena funciona como uma lupa, e questões que costumávamos colocar em baixo do tapete acabam vindo à tona. Ansiedades, pânicos, depressões tem aumentado nesse momento difícil. A crise trás o nosso pior à tona para olharmos. Quando acolhemos com atenção, podemos nos transformar, quando negamos, aquilo que rejeitamos volta de novo e de novo até que tomemos consciência.

São vários os casos de casais em conflito, por exemplo. Devido a hostilidade e falta de diálogo varias situações vem piorando. O que repito sempre é que só você ou vocês podem avaliar se a situação está ruim e merece ser trabalhada para melhorar ou se realmente está tóxica e passou do limite dos acordos possíveis.

Para os relacionamentos funcionarem, é preciso refazer os nossos acordos. Precisamos deixar de lado a produtividade tóxica, de tudo fazer e para todo lugar correr sem sair do lugar. Precisamos observar as cobranças que fazemos ao outro e a nós mesmos. A ideia aqui é mais aceitação e mais acolhimento, para si e para o outro, principalmente neste momento de crise. Desaconselho tomar decisões importantes e impulsivas.

Por outro lado são vários os casais se encontrando, iniciando ou re-iniciando algo novo. O outro sempre é um mistério a ser redescoberto. Observe, pois tudo aqui que chega pode ser tomado como lição para nossa evolução. Para quem mora junto, cuidar e desfrutar destes recomeços, para os afastados, paciência e respeito à necessidade de isolamento social para a saúde de todos.

Relacionamentos outros com pais, mães, filhos e familiares em geral valem semelhantes reflexões: diminuir as cobranças e idealizações, aumentar a aceitação do que é, de quem é o outro, com seus limites e imperfeições. É interessante sempre ter a noção da distância saudável. Se está incomodando, em geral está próximo demais. É importante cultivar um espaço de cuidar de nós mesmos, para cultivar nossa alma, recarregar nossas baterias emocionais.

Sempre é tempo de aprender algo novo, buscar a criatividade, aprender a lidar com nossas emoções aprender a se relacionar. Existe sempre um mistério a ser descoberto em nós mesmos. É importante buscar o cuidar bem de si, buscar o equilíbrio e buscar cultivar uma vida de amor e autodescoberta.

Ideia importante para todas as épocas, mas mais ainda para estes tempos de isolamento, é ser uma boa companhia para si mesmo. Faça coisas que te façam sentir bem, para receber um pouco de energia vital vinda de fora: cuide de seus animais e plantas, leia um bom livro, assista coisas que te façam bem, faça uma dieta de mas notícias ou pessoas que te façam mal, ajudemos e consolemos uns aos outros, busquemos a fé no espiritual para quem o tem. Para quem precisar, busque ajuda online. 


Sei que são muitos os medos e perdas nesse momento, mas vamos reaprendendo a viver um momento de cada vez. Se cuidem! Quem puder, fica em casa!

Att, Pedro Possidonio
Psicólogo e terapeuta


Atendimentos presenciais e online.


E-mail pedropossidonio.psi@gmail.com

WhatsApp (85) 99688.8876

Nenhum comentário:

Postar um comentário