sábado, 9 de maio de 2020

Melhores livros para iniciar em Psicanalise e Psicologia Analítica



Devido a perguntas de leitores, clientes e alunos, deixamos agora sugestões de leituras para iniciar no universo da psicanálise e da psicologia analítica.


***


#Leituras Iniciais em Freud e Lacan


Para começar a ler Freud, seus textos mais Básicos são as Conferências introdutórias em Psicanálise e as Cinco lições sobre a sexualidade infantil. Um segundo nível mais apurado seria ler os artigos metapsicológico, há uma edição deles chamada Escritos sobre a Psicologia do Inconsciente, a qual adoramos.

Para ler Lacan recomendamos o seu Escritos, principalmente os artigos ou capítulos Função de campo da fala e da linguagem em Psicanálise e o A significação do falo. Existe um livro também bom para introdução a leitura de Lacan que é Os nomes do pai. Por último, para iniciar as leituras dos seminários, recomendo começar pelo Seminário 23, o Sinthoma.

Vou também indicar a leitura dos meus comentadores preferidos. Marco Antônio Coutinho Jorge fez uma série com três livros chamados Fundamentos de Psicanálise de Freud a Lacan, recomendo.

Do autor Jean David-Nasio recomendo as obras introdutórias 5 Lições sobre a Teoria de Jacques Lacan e o Lições sobre os 7 conceitos cruciais em Psicanalise. Também recomendo o seu Sim! A psicanalise Cura, e ressalto que o autor tem outras obras excelentes e didáticas obras para quem quer mergulhar neste universo psicanalítico.

Também indico sempre as obras do autor brasileiro e professor da USP Christian Dunker, seus livros Mal Estar, Sofrimento e Sintoma e também A reinvenção da intimidade são de ótimas reflexões contemporâneas.



***


#Para começar a ler Jung


No universo da psicologia analítica, o livro mais recomendado para iniciar é o Homem e seus Símbolos. Também é interessante conhecer as Memórias, Sonhos e Reflexões, organizardes por Aniela Jaffé. Após eles, pode ser uma boa o livro o Eu e o Inconsciente e o Desenvolvimento da Personalidade, das obras completas de Jung.


Interessante dos outros junguianos citar os livros Jung vida e obra, de Nise da Silveira, e o A Busca do Sentido, de Marie Louise Von Franz.



***


#Indicações de vídeos no YouTube


Para os que gostam dos vídeos, vou sugerir as Playlists de meu canal no YouTube, as quais montei com recomendações especiais dos autores que mais gosto, ou com meus próprios vídeos.



#Com meus vídeos temos









#Com sugestões temos









Estamos à disposição para dúvidas e esclarecimentos, e se faltou alguma indicação de leitura importante para você, pedimos que deixe nos comentários! Grande abraço!




Att, Pedro Possidonio
Psicólogo e terapeuta
Atendimentos presenciais e online.
WhatsApp (85) 99688.8876
E-mail pedropossidonio.psi@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário