quarta-feira, 20 de maio de 2020

Suicídio e Saúde Mental na quarentena


Falar de uma temática tão delicada quanto o suicídio é um procedimento de extrema responsabilidade. Neste período de quarentena, onde já é sabido que se tem piorado os índices de ansiedade, depressão, dependência química, violência doméstica, também percebemos uma piora em clientes em relação ao índice de ideação suicida e tentativas de suicídio.


Está se sentindo muito mal e precisa falar com alguém? Ligue 188.

Não podemos julgar a pessoa que é atravessado pela ideia do suicídio, pois muitas vezes ele está ligado a depressão, transtorno bipolar, transtorno de humor, boarderline ou outros casos graves de saúde mental. A pessoa que flerta com o suicídio almeja a liberação do sofrimento, não o morrer por morrer, mas libertação de estados mentais graves de mal estar e angústia.

Também não podemos julgar alguém do entorno especifico como pai, mãe, familiares, professores, términos de relacionamento, conflitos pontuais e específicos como causa única do suicídio. O suicídio é sempre complexo e multifacetado, sendo a resultante de múltiplos desequilíbrios orgânicos, mentais, familiares e sociais. Ao mesmo tempo somos todos responsáveis e ninguém é culpado.

Culpar uma pessoa específica como o namorado que terminou, o amigo que brigou numa partida de futebol no colégio, o sócio que faliu a empresa, o pai que não dava atenção ou a mãe que brigou pode gerar outro suicídio, e não é a solução. Depressões e conflitos familiares estão ligados sim, mas todos nós praticamente temos históricos familiares com grandes perdas, alcoolismos, depressões, doenças mentais, abortos, violência, entre outros. Como as gerações anteriores procuraram pouco tratamento, as questões tem se acumulado e explodido nas gerações atuais.

Outro fator importante é o valor que a sociedade atribui ao externo, a aparências, a status, ao consumismo, e a baixa valorização de atividades que verdadeiramente alimentam e fortalecem a alma, todas vistas como vagabundagem, como a arte, a música, a poesia, a filosofia, a literatura, as práticas espirituais como meditação e terapia.

Assim, vivemos uma sociedade de consumo e de espetáculo, onde cresce o isolamento, o narcisismo, o fetichismo da mercadoria e do consumo, e cresce o abismo emocional interior de uma vida vazia de sentido e significado.

Mas sempre é tempo de repensarmos nossa vida, nossas escolhas, nosso modelo civilizatório e os valores de nossa existência. Podemos voltar a cultivar a nossa alma esquecida, e os muitos caminhos estão sempre lá esperando por nós para alimentar nossa alma faminta.

Todos estes problemas de ansiedade, depressão, e também o suicídio podem ser uma oportunidade a todos nós para vivermos um novo modelo de vida, mais afetivo, emocional, espiritual, voltado para nosso verdadeiro desenvolvimento interno e para relações de cuidado. Ao invés de cobranças, julgamentos e brigas, relações de acolhimento, de escuta, de valorização da vida, de aceitação mútua, de mútuo apoio e incentivo.

Lembramos que casos de ansiedade, depressão e ideação suicida devem ser tratados com acompanhamento psicológico, que pode ser presencial ou, no período atualmente de isolamento social e depois dele, também na modalidade online. Casos de tentativa de suicídio já precisarão de intervenção e avaliação psiquiátrica, muitas vezes sendo necessário a internação a depender da gravidade.

Para a pessoa que passa por estas situações, nossa recomendação seria a de procurar e encontrar um profissional de confiança e qualidade, pois falar sobre nossas questões, angústias e dores vai limpando e amenizando o nosso sofrimento. Mas não devemos esperar uma cura mágica e total, nem acreditar que só o profissional é responsável por nossa cura. Podemos ainda buscar nossa paz interior e equilibro, assistindo palestras, lendo bons livros, praticando alguma forma de arte ou expressão emocional como escrever, ler, desenhar, meditar, e assim aprender a alimentar o nosso espírito.

Estamos à disposição para esclarecimentos e desejamos saúde mental e vida de qualidade a todos e todas. Que possamos nos cuidar, ouvir e acolher. Que possamos despertar um viver para o amor e para o Ser.


Para ver mais sugestões de vídeos sobre Luto, Perda, morte e a questão do suicídio, indicamos a playlist a seguir em nosso canal no YouTube:



Att, Pedro Possidonio
Psicólogo e terapeuta

Atendimentos presenciais e online.

E-mail pedropossidonio.psi@gmail.com
WhatsApp (85) 99688.8876

Nenhum comentário:

Postar um comentário