sábado, 2 de maio de 2020

Acolher o que mais incomoda no outro



Muitos de nós vivemos a experiência de ter uma pessoa muito próxima que é para nós um grande desafio, seja o pai ou seja a mãe, um irmão ou outro alguém que tenha feito parte de nossas vidas. Esta pessoa é quase como se fosse um treinamento interior para extrair o nosso melhor. É como se a sabedoria da vida nos tivesse destinado este professor, e esta pessoa, ao nos machucar, nos preparasse para os desafios do mundo, para a dureza da realidade Num primeiro momento temos o confronto psicológico com a sombra, temos projetado no outro tudo aquilo que existe de pior na humanidade. Mas vale lembrar que todos os sentimentos humanos nos pertencem, trazemos em nós, como dizia o poeta, todos os sentimentos do mundo.

Além de aprender a silenciar, acho importante aprender a acolher no nosso coração a humanidade dessa pessoa, acolher os defeitos e os sentimentos ruins que evocam de em nós. Assim, aprendemos a acolher nossa própria sombra. Vou me concentrar, a quem interessar possa, nas figuras de pai e mãe. Cobramos do pai e da mãe, por exemplo, que eles sejam perfeitos, temos dificuldade em ver o ser humano real que está ali diante de nós, com sua história, suas dificuldades, seus limites. Mas uma chave secreta sobre essa questão é que nossa fidelidade Inconsciente a eles está sempre presente. Dizendo de outra forma, na nossa criança interior sempre somos fiéis a nossos pais e os amamos, e quando nossa mente os rejeita acabamos por rejeitar a nós mesmos, ou seja, passamos a nos amar menos, e criamos sofrimento e sintomas para nós mesmos. 

Ao acolher o pai e a mãe, acolhemos uma parte nossa que aprendemos a renegar, a desamar. Assim podemos nos tornar mais inteiros na jornada de aprender a amar, aprender a ser. Ao acolher nossa sombra, o que existe de pior em nós e no outro, temos uma oportunidade de fazer uma escolha ao invés de sermos condenados à compulsão, ao sintoma, ao adoecimento.




Att, Pedro Possidonio
Psicólogo e Terapeuta
Atendimento presencial e online
WhatsApp (85) 99688.8876

Nenhum comentário:

Postar um comentário