terça-feira, 11 de novembro de 2014

A Roda da Vida


Este texto traz uma contribuição do Coaching, uma importante ferramenta para a transformação humana que tenho utilizado em meus atendimentos. Um cliente que acompanho chegou em certo momento de sua vida a dúvidas sobre qual caminho seguir. Estava em dúvida sobre dois cursos, e não sabia qual de repente poderia ser o melhor para ele. Além disso, disse que um problema que vem sentindo é a falta de motivação em realizar determinadas atividades do dia a dia.

Expliquei para ele que podemos ver todas as nossas atividades como uma interconexão entre as várias esferas de nosso dia a dia. Assim, ver uma atividade conectada a tudo o que nós somos, faz com que tenhamos mais motivação para realizá-la.

Vamos assumir um exemplo: imagine que você deseja emagrecer cinco quilos, e pretende realizar atividades de corrida e caminhada para isso, alem de melhorar um pouco a alimentação. Para isso, associe também a como você se sentirá quando já estiver com cinco quilos a menos, o que ajudará na motivação: mais leveza, mais alegria, mais autoestima, mais vitalidade e energia para o dia a dia. Procure respirar e sentir tudo isso!

Se você espera apenas que a motivação venha para correr, muito provavelmente sentirá preguiça, e deixara a atividade para um amanhã bem distante. 

Mas imagine que você faz um desenho de todas as realizações que você almeja alcançar em 1 ano, e correr é uma destas realizações: sua motivação muda, pois correr passa a ser uma metáfora de cada uma das metas que você deseja conquistar! 

Existe um exercício de Coaching, o qual passei para meu cliente, que vou compartilhar para que você faça agora. Eu mesmo obtive excelentes resultados com ele, o qual se chama a Roda da vida!





A Roda da Vida 

Desenhe um círculo num papel A4, e divida-o em quatro quadrantes: Q1, Q2, Q3, Q4.

Agora escreva: 
Q1: relacionamentos significativos (família, amigos, namoro, casamento, desenvolvimento emocional, atividades sociais, etc.).
Q2: prosperidade e realização profissional  trabalho, estudos, formações, cursos, palestras, etc.).
Q3: qualidade de vida (exercícios, alimentação, corpo, saúde, contato com a natureza, lazer, diversão, arte, música, etc.)
Q4: espiritual (religiosidade, atividades e exercícios espirituais, palestras, cursos, treinamentos, exercícios espirituais como ler livros sagrados, meditação, oração, ioga, tai chi, trabalho voluntário, etc.).


Dê-se uma nota de zero a 10 em cada quadrante. Use este exercício não como uma tarefa de auto-reprovação, mas sim como autoconsciência, para ver em quais áreas você pode melhorar mais, investir mais.




Então começamos a escrever as metas para as quais sua motivação será canalizada, sempre percebendo todas elas como interconectadas, ou seja, a cada uma que você realiza, você ganha mais energia e motivação para realizar as outras.


1. Quais metas eu posso escrever para melhorar nos quadrantes?
Q1:
Q2:
Q3:
Q4:

2. O que depende somente de mim para realizar uma melhoria em cada uma das áreas de minha vida?

3. Como eu vou me ver, sentir, o que eu falaria para mim ao ver realizadas as metas de desenvolvimento em cada uma destas áreas? Como eu me vejo, ouço, sinto ao final do processo? Que tipo de pessoa quero realmente Ser?

Vale a pena perguntar-se também: quais destas metas são de motivação interna (eu REALMENTE quero -  o quanto eu realmente quero? - mais fortes e verdadeiras) e quais são de motivação externa ( eu quero para agradar os outros, para parecer melhor, mas na verdade não quero tanto assim - motivação mais fraca, até destrutiva).

Por fim, podemos acrescentar:


Desenhando minha vida

Em 1 ano: (metas mais concretas: o que você pode fazer hoje ou nas próximas semanas por você?)

Em 5 anos: (metas de prazo médio, o que você quer viver?)

Em 10 anos: (metas a longo prazo, mais abstratas - como você quer se sentir?)





Perguntas de Coaching para a Vida
Perguntas complementares ao tema que temos desenvolvido aqui:

1. Qual a minha maior motivação pessoal?
2. Como eu me vejo daqui a 1 ano, 5 anos, 10 anos?
3. Que lugar no mundo desejo ocupar?
4. Quais os meus sonhos, meus ideais, o que fará de mim uma pessoa feliz e realizada?
5. Qual o sentido do meu trabalho para mim e para o mundo?
6. Como posso melhorar minhas relações pessoais?
7. Atualmente, estou no caminho certo para alcançar minhas metas?
8. Conheço pessoas que podem me ajudar (ou incentivar, ou servir de exemplo) na concretização de meus sonhos e metas?
9. O que eu posso fazer hoje e nos próximos dias para obter resultados que almejo amanhã?
10. O que depende unicamente de mim e ainda não fiz por medo ou desleixo, deixando para fazer depois?




Há um provérbio da sabedoria chinesa interessante para este texto: as estrelas nos mostram o caminho, mas não são o caminho!
Importante é continuar a navegar!


Lembre-se: dê espaço para a vida te surpreender, pois provavelmente as experiências mais saborosas virão para além de suas metas. Não confunda o mapa que estamos desenhando com a própria vida. O mapa pode ajudar você a abrir-se para a vida, a dizer SIM!, mas deixe que a vida venha até você, e a receba de coração aberto! Cada dia traz um novo aprendizado, novas conquistas, novas metas, novas realizações!





Espero que este exercício possa ajudar você a entrar em contato com seus recursos mais profundos, possa despertar sua motivação e possa fazer você viver uma vida especial, com mais plenitude, mais autoconsciência e mais realização!






Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta



Texto publicado originalmente de nosso blog Templo Interior, sobre Psicologia e Espiritualidade, revisto e atualizado para Realização Humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário