segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Trabalhar Crenças Limitantes


ABRIR-SE PARA VIVER O PROCESSO INTERIOR
DE CURA E DE TRANSFORMAÇÃO





Um aspecto muito importante com o trabalho do inconsciente através de Hipnose e PNL é quando esbarramos na questão das crenças. As crenças são capazes de moldar nossas vidas, na medida em que acreditamos que seremos assaltados na próxima esquina, ou que estaremos a cada esquina encontrando nossa cura e evolução. Podemos viver em ansiedade e desconfiança do futuro, ou nos entregar à crença de que somos amparados por uma força maior que nos sustenta e nos leva em cada passo de nossas caminhadas.

Crenças positivas nos fazem estar alinhados para aproveitar as oportunidades positivas que nos aparecem. Crenças negativas apenas nos alinham com o negativo, pois duvidamos de  quando algo positivo aconteça, e além disso vejo muitas pessoas que estão sempre esperando o pior e desconfiadas e fechadas para o melhor, Trata-se, no fundo, de crenças sobre auto-estima e merecimento. São muitos os que se acreditam como não merecedores da felicidade. Em um processo terapêutico, devemos modificar as crenças inconscientes que nos programam para infelicidade e doença, nos habilitando a trabalhar para nossa felicidade, saúde e realização.

Muitas vezes encontro pessoas na minha experiência clínica que não apresentam-se preparadas para a cura. É como se elas chegassem para mim e dissessem que eu é que sou o responsável, eu é que devo ou deveria fazer algo para curá-las, ou pior, queriam saber como é possível que o outro mude, um filho, uma namorada, um marido. Estas pessoas apresentam dificuldade em responsabilizar-se por suas próprias vidas, como se estivessem fechadas para a cura.

Cura é um processo de transformação, no qual escolhemos olhar com amor para nossos problemas, sintomas e dificuldades e integrar suas lições para promover em nós uma mudança de vida, de atitude, de crenças, estabelecendo a saúde interior a qual muitas vezes se trata de reencontrar o equilíbrio em nossas vidas. Podemos viver crenças limitantes, que nos levam a bloqueios nos relacionamentos, no trabalho e na vida, ou podemos trabalhar nossas crenças inconscientes para viver o sucesso, a cura, a prosperidade, a espiritualidade, relacionamentos significativos. Somos seres com todo o potencial do sucesso, da realização e da felicidade dentro de nós, e depende de nossas escolhas expressar este nosso potencial profundo.

Numa sociedade estressante, onde nos alimentamos mal, dormimos pouco e vivemos afastados da natureza, é bem mais difícil, mas não impossível. No final, somente cada um de nós é responsável por encontrar seu próprio caminho, cultivando as próprias crenças, com uma visão de mundo de mais recursos e possibilidades mais enriquecedoras. Cabe ao terapeuta, ao Psicólogo, com sua visão mais ampla e experiência, ajudar-nos a descobrir em nós o que nos faz caminhar para a saúde e o que nos causa desequilíbrio, mas no final somente cada um é que tem a responsabilidade de promover mudanças significativas em si e em sua vida. A felicidade, a plenitude e a cura tem de ser conquistada, merecidas, através da mudança interior.

Mas são muitas as defesas, o fechamento no ego, as crenças limitantes que impedem que o processo aconteça, o que, para nós facilitadores, faz com que sobrem às vezes menos alternativas: ou caminhamos bem devagar, no ritmo de cada pessoa, ou deixamos o processo para outro momento, quando ela estiver mais preparada. Com isso não quero dizer para não darmos tempo para esta preparação, mas uma situação é quando a pessoa quer mudar e está ganhando forças, outra bem diferente é quando ela quer que o terapeuta a mude, ou que o outro mude, ou que a vida magicamente mude. É como se esta pessoa permanecesse na consciência infantil e imatura, apenas querendo receber da vida sem pagar o preço da mudança.

Deve acontecer, para encontrar a cura, uma mudança de crenças, atitudes e valores, um processo de ressignificação. O que é mais importante em sua vida? O que você realmente quer? O quanto realmente quer? E podemos incluir nestas perguntas questões mais profundas como O que você fará se NÃO conseguir? quer dizer: qual é o verdadeiro SENTIDO da vida? Será que a vida é só obtermos o que a gente quer? É a vida que deve servir a nossos desejos, ou somos nós que devemos estar a serviço da vida? Qual o seu maior Dom? Com ele você pode servir a um propósito maior da vida em evolução....

Sim, nós podemos mudar crenças limitantes, podemos amar a nós mesmos, não nosso pequeno e limitado ego, mas sim amar nosso profundo e espiritual eu interior, com ilimitados recursos para mudança, criatividade e evolução. Podemos nos dedicar a um processo superficial, ligado ao ter mais, mas podemos trabalhar em nós o Ser mais, alinhados com nosso Verdadeiro Ser de ilimitado potencial. Espero que este texto sirva como inspiração para que cada pessoa que precise possa encontrar novos caminhos para a cura e para a transformação. Nos momentos de crise, novos níveis de Ser nos aguardam, e a transformação interior é o caminho.


O que você poderia Ser se escolhesse renascer? Desejo a vivência de cura e de transformação em suas vidas!



Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta



Texto publicado originalmente de nosso blog Templo Interior, sobre Psicologia e Espiritualidade, revisto e atualizado para este blog Realização Humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário