terça-feira, 11 de novembro de 2014

Parte da Transformação!



Quando estudamos Hipnose e PNL, numa abordagem sistêmica, falamos em um ponto importante no início da terapia que é diferenciar o estado atual e o estado desejado. Muitas pessoas chegam na terapia com a visão clara de como são seus sintomas, porém apresentam maior dificuldade em descrever como desejam se sentir, o que irão fazer, ver, ouvir ou sentir, apenas querendo eliminar um sintoma, como se fosse possível deletar, como num arquivo de computador.

Todo processo terapêutico é um processo de TRANSFORMAÇÃO. Se você não sabe para onde vai, então fica impossível saber quando vai, como vai, além de como saberá se está lá. Assim é a vida da maioria das pessoas, seguindo como seres planctônicos, sem a menor ideia do que farão de suas vidas. A nossa primeira meta enquanto terapeutas é fazer com que ela tome consciência do até onde quer chegar, até onde pode chegar, como saberá quando está lá e, finalmente, mas muito, repito MUITO importante: o quanto de compromisso ela está disposta a assumir para caminhar até lá.  

Todo processo de cura e evolução que procuramos já está potencialmente dentro de nós. Sendo assim, o papel do terapeuta é despertar recursos para que mudanças significativas possam acontecer, fazendo a pessoa se conscientizar de que tudo começa com a escolha. Lembro-me de um caso de uma cliente com depressão que hoje, seis semanas após iniciar os atendimentos, apresenta-se bem melhor, reestruturando sua vida, falando que vai querer ser no futuro um exemplo de alguém que venceu a depressão! Ela disse lembrar que a ajudei muito quando, na primeira sessão, disse que nada poderia fazer no lugar dela, que meu papel era auxiliar, caminhar junto, procurando seus caminhos de cura. Assim, através da transformação interior, ela está dando passos para sair de uma situação que parecia impossível e vivendo a revolução pessoal, está cada dia mais encontrando seu caminho e até mesmo já apresenta um brilho nos olhos.

Assim, o valor de ser psicólogo e terapeuta está justamente em ser guia, companheiro de viagem da escuridão interior, passando pela reestruturação até finalmente chegar na luz de uma nova vida. Amo de paixão o meu trabalho, através dele posso servir pessoas, ser um instrumento para uma vida melhor, fazer parte da verdadeira TRANSFORMAÇÃO!

O que você deseja realmente viver? Que pessoa você escolhe interiormente Ser? Quais os seus valores mais profundos? Você tem vivido todo o seu potencial? Não espere mais, faça aquilo que você ama! Assuma a responsabilidade de mudar! Transforme positivamente sua vida e a vida das pessoas a seu redor. Assim, caminharemos para uma vida de muito mais Realização





Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário