quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A Verdadeira Riqueza



Neste momento vamos falar sobre um assunto importante e significativo para nós, que é uma reflexão sobre a Verdadeira riqueza! Este assunto é importante para trazermos uma visão sistêmica sobre nossas crenças. Vivemos em uma sociedade de muitos contrastes econômicos, e eles são ainda maiores em países cuja estrutura social é historicamente mais nova, como ocorre no nosso país. Há uma parcela menor de pessoas que vive na abundância financeira, enquanto muitas pessoas buscam apenas sobreviver.

Para além de questões sociais, tratamos a prosperidade aqui como uma questão de consciência. O ser humano jamais se livrará da miséria material, até que se cure da miséria espiritual. Em todas as camadas sociais, realizamos investimentos em tecnologia, por exemplo, e em diversão, mas esquecemos de cultivar nossa terra prometida interiormente, nossa verdadeira riqueza, na conexão com nosso verdadeiro Ser. Um exemplo: prefere-se comprar um celular novo, ou ir três vezes por semana para festas, ao investir em um curso de meditação ou de desenvolvimento emocional, investindo mais no externo que no interno, mais na aparência que na essência, mais no ego e menos no verdadeiro eu interior.

Autoconhecimento nada tem a ver que conhecer as histórias limitantes que nosso ego nos conta: não prospero por que já nasci assim, trabalhar é chato, ai que horror, amanhã é segunda-feira... Para muitas pessoas o trabalho é apenas funcional, no sentido de receber o salário ao final do mês. Avançaremos como humanidade quando aprendermos a transformar o que amamos na nossa profissão, quando nossa transpiração, nossa motivação, nosso sentido de realização pessoal envolver o trabalho, desenvolvendo nossa dimensão interna, nossa capacidade de servir à sociedade e às pessoas, de transformar-nos externa e internamente.

A verdadeira riqueza está em valorizarmos a vida, com tudo o que vem com ela. Ao invés de nos focar no que não queremos, reclamando, sintonizando vibrações negativas, podemos escolher focar no que verdadeiramente queremos, no que é um valor para nós. Trabalhar com o que amamos e servir à nossa paixão. E isso nada tem a ver com quem estudou mais ou menos, e sim com dedicar a vida ao serviço do próximo. Por exemplo: no discurso do ego dizemos que só serei feliz se for médico, ou advogado, ou psicólogo. No discurso do Ser, queremos servir à saúde, à justiça, queremos servir para melhorar a sociedade e a vida humana de alguma forma com a nossa vida, fazendo assim nossa própria vida ter valor.

E você pode, esteja onde estiver, desenvolver valor, através do seu trabalho. Mais significativo ainda é evoluir através do dedicar-se à sua forma de arte preferida: música, dança, pintura, desenho, artes marciais, filosofia, literatura, esportes, e a lista não para. Pode também dedicar-se à espiritualidade, à oração e à meditação, desenvolvendo o contato com seu verdadeiro Ser. Pode ainda servir às pessoas através de um trabalho voluntário. São muitas as formas de desenvolvermos nosso senso de valor pessoal, e é dando mais de nós mesmos para a vida que desenvolvemos nossa abertura interna para recebermos mais da vida. Ao dar amor, recebo mais amor, pois eu me torno um canal pelo qual o amor transborda. 

Deus criou uma natureza abundante, criativa e exuberante, e nós somos parte da natureza. Em contato com a natureza em nós, com a criatividade em nós, podemos trabalhar nossa energia de prosperidade divina, de infinita criatividade, encontrando os verdadeiros tesouros interiores e cultivando-os, como na parábola dos talentos. A prosperidade a favor do ego nos faz aprofundar na infelicidade, enquanto que a prosperidade a favor do Verdadeiro Ser, a favor de uma causa, a serviço da Vida, nos faz expandir na satisfação, na felicidade e na autorrealização!





Que você possa procurar seu verdadeiro tesouro interior, a luz da prosperidade em conexão com seu Verdadeiro Ser. Que você possa viver o propósito de sua vida!  





Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta



Texto publicado originalmente de nosso blog Templo Interior, sobre Psicologia e Espiritualidade, revisto e atualizado para Realização Humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário