quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Coaching e Transformação Humana



Quando iniciei a compartilhar com um círculo próximo de amigos que estava me interessando por Coaching, lembro-me de um deles ter dito "Esperava qualquer pessoa do mundo gostando de Coaching, menos você..."

O motivo, ele me explicou, é que as palestras que ele tinha assistido de Coaching eram de profissionais que valorizavam mais aparências e o material que a verdadeira transformação humana, chegando até a dizer que se você não tem um carro importado deveria alugar um e dizer que é seu. Isto acontece porque o Coaching tem crescido muito no Brasil, e uma profusão de métodos de maior ou menor qualidade tem surgido, aliado a muito marketing e promessas de decolar na carreira. No entanto, os trabalhos verdadeiramente significativos serão aqueles de profissionais dedicados de coração ao desenvolvimento humano, o que somente será possível de conferir nos próximos anos.

Expliquei para meu amigo que em minha visão, o verdadeiro Coaching é um profissional dedicado à TRANSFORMAÇÃO HUMANA. E é isso que estou me focando agora em trabalhar neste texto. Lembro-me de outro dia em que, também com amigos, discutíamos sobre a influencia de Anthony Robbins e seu livro "Poder Sem Limites" em nossa escolha por cursar Psicologia, ou seja, nosso desejo de fazer uma diferença significativa nas vidas das pessoas.

Nos Estados Unidos, a profissão de Coaching iniciou nos anos 70, e uma pessoa apontada como um dos principais iniciadores era o treinador de tênis  Timothy Gallwey, que escreveu o livro "O Jogo Interior de Tênis". Tim Gallwey foi professor de Havard, e em sua lista de experiencias de transformação pessoal conta com um período em que morou num Ashram, mosteiro e centro cultural de atividades como yoga, música, religiosidade e outras experiências de ampliação da percepção, o que fez dele um melhor Coach. John Withmore, aluno de Gawlley e também precursor do Coach, trabalhou com esportes, desenvolvimento pessoal e profissional e ainda hoje deedica-se à espiritualidade, tipo de trabalho que é para nós uma inspiração. Além deles, nos inspiramos em trabalhos como o de autores que conectam Coaching & PNL como Robert Dilts, Anthony Robbins, André Percia, dentre outros.

Tim Gallwey falava em dois "eus" o primeiro sendo a consciência, capaz de planejamento, lógica e execução de tarefas, e o segundo a Natureza interna, de visão mais ampla e mais confiável, emocional e criativo. Podemos estabelecer aqui claramente a comparação com o cérebro direito (criativo, feminino, intuitivo) e o cérebro esquerdo (racional, lógico, masculino). Também comparamos com a distinção da Psicologia Transpessoal de eu externo, eu inferior ou ego, e a de eu superior, eu interno, verdadeiro Ser.

Assim, o Coaching é o campo através do qual podemos TRANSFORMAR PESSOAS, é disciplina e é arte, podendo unir outras disciplinas de transformação e consciência como Psicologia, Hipnose, PNL, Constelação Familiar Sistêmica, liderança, espiritualidade, artes e esportes. Coaching é motivação, é criatividade. Coching é despertar e desenvolver o potencial humano. Coching é treinar pessoas, é mais do que técnicas voltadas para o externo, mas sim promover a conexão com o eu interno, criativo, transformador. Coaching pode desenvolver o potencial de empresas, grupos e pessoas. Coaching é a arte de desenvolver qualidade de vida, indo além de nossos padrões limitantes do eu externo para viver com mais qualidade de presença do eu interno, focado e forte, vibrante e vivo, em plenitude, criatividade e em amorosidade, cultivando uma vida significativa em nosso verdadeiro caminho de Realização.




Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta



Texto publicado originalmente de nosso blog Templo Interior, sobre Psicologia e Espiritualidade, revisto e atualizado para Realização Humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário