quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Abordagem Sistêmica e Saúde


Nós, seres complexos que somos, podemos ser considerados como uma inextrincável rede de conexões e sistemas: no corpo temos o sistema circulatório, o sistema respiratório, o sistema excretor, etc. Na mente, podemos olhar para as várias inteligências possíveis e afirmar que também apresentamos sistemas: cognitivo, emocional, relacional, espiritual, e assim por diante. Quando especificamos algumas destas dimensões, não quer dizer que seja algo separado, pois a soma das partes em um sistema gera uma totalidade interdependente, conectada, indissociável.

Outro dia recebi uma cliente que disse não saber o que ia falar para o psicólogo. Ela apresentava sintomas de choro fácil, alopécia (queda de cabelo), emoções desequilibradas. Quando a perguntei como estava o equilíbrio emocional, ela começou a chorar, mesmo dizendo sem saber por quê. Esperando ela acalmar um pouco, iniciei a considerar que apresentamos duas linguagens: a verbal (5%) e a não verbal (95%). O profissional de Psicologia e um bom terapeuta está habilitado a escutar a linguagem verbal mas principalmente dar-se conta do que se expressa no domínio não verbal, através do corpo, dos sintomas, daquilo que às vezes é inconsciente para o cliente. Assim, através da interação entre os dois sistemas, o cliente e o terapeuta, procuramos na psicoterapia um novo nível de equilíbrio, que acontece primeiro pela expressão e, a seguir, pela transformação interior.

Os benefícios da terapia são resultados positivos em todas as áreas onde nosso sistema irá interagir com outros sistemas: nos âmbitos familiar, profissional, nas relações, no espiritual, tudo isso culminando com a busca de mais elevados níveis de consciência pessoal, de saúde e qualidade de vida. Ao contrário de uma perspectiva limitadora do ser humana, a visão sistêmica vê o ser humano em sua totalidade, e procura a saúde como equilíbrio e resgate deste todo, o que se expressa como criatividade, harmonia, felicidade e plenitude. 

Trabalhamos com uma Abordagem Sistêmica em Psicoterapia, o que inclui a escuta empática e de qualidade, a interação das mentes consciente e inconsciente, as linguagens corporal e simbólica, a utilização de ferramentas como a Hipnoterapia, o Mindfulness e a Programação Neurolinguística, além das varias técnicas e  abordagens nas quais estudamos, fizemos cursos, grupos e formações. Em nossa abordagem, saúde é vista como uma totalidade que abrange o físico, o mental, o emocional, o espiritual, os relacionamentos, o trabalho, e todas as áreas que possam contribuir para promover a nossa Realização Humana.

Na visão sistêmica, procuramos cuidar da saúde ao invés de tratar a doença. Além disso, a doença é incluída como parte de nós, de nossa totalidade, como uma professora. O terapeuta é importante como observador e acompanhante do processo, no entanto a cura faz parte de uma busca natural de equilíbrio. Além disso, a cura pode ser vista como um processo de evolução, como uma caminhada. Cada pessoa pode apropriar-se das chaves de seu caminhar, integrando a busca da saúde mental, emocional e espiritual como algo que faça parte do seu dia a dia. Saúde é viver a totalidade da vida em nós...



Não espere a cura e a transformação vindo de fora de você... 
A Verdadeira Mudança está dentro de nós!!!
Você pode viver a cura e a transformação na sua vida!




ASSISTA NOSSO MINICURSO SOBRE A VISÃO SISTÊMICA: CLIQUE AQUI!




Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário