segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O alinhamento com a Excelência



A excelência pessoal é um tema bastante discutido entre especialistas da Psicologia, do Coaching e da qualidade de vida. Para desenvolver uma vida excelente, devemos assumir a responsabilidade de transformar todos os aspectos que sejam insatisfatórios de nossas vidas. Não adianta culpar algo externo ou o outro, a responsabilidade deve ser assumida como se tudo em sua vida fosse uma construção a partir de seus próprios pensamentos, sentimentos e ações. Podemos escolher uma vida excelente, o que significa fazer o nosso melhor a partir do que podemos fazer, dar o nosso melhor no trabalho, nos relacionamentos, ter uma atitude pessoal positiva diante do que nos acontece, escolher transformar os desafios em oportunidades, escolher viver uma vida com plenitude de sentido.


Excelência no desenvolvimento pessoal

Quando pensamos no desenvolvimento pessoal, estamos apontando para a importância do desenvolvimento emocional, do desenvolvimento da autoconfiança e autoestima, de crenças e valores positivos sobre nós mesmos e sobre a vida. Ressaltamos a importância de desenvolver nossos mapas mentais de como vemos o mundo. Vemos como ponto de importância fundamental o autoconhecimento e o compromisso transformação interior.


No trabalho e carreira, podemos também aperfeiçoar nossa excelência, através de cursos, leituras, palestras, através de estudo e de nossa formação pessoal, dentre outros. Podemos desenvolver nossa conexão com a prosperidade,  trabalhando nossas crenças, podemos melhorar nossa criatividade, liderança, tudo isso promovendo nosso desenvolvimento e realização profissional.



Na saúde, podemos desenvolver nossa energia e motivação. Podemos cuidar da saúde praticando exercícios saudáveis e alimentação alinhada com a excelência, não admitir que entre em seu corpo alimentos destrutivos, e desenvolver o interesse por atividades físicas que o façam sentir-se motivado a praticar. Assim, teremos muito mais qualidade de vida. Podemos ainda aprender mais sobre relaxamento, e desenvolver nossa qualidade de vida com viagens e com momentos de contemplação e contato com a natureza. Conectar-se com a natureza age como um bálsamo curativo.






Excelência e  relacionamentos significativos. 


Em nossos relacionamentos pessoais, vivemos a excelência a partir de nossas escolhas em ver a vida de uma maneira mais positiva, a partir de valores internos que nos possam ajudar a viver com Podemos cultivar e aprender a sentir: Compaixão, Perdão, Conexão com o melhor em cada pessoal, não pelo que elas são, mas pelo que podem ser. Uma metáfora de que gosto é a de servir o divino no outro. Olhar o divino no outro. 

Há uma forma de nos sintonizar com aspecto muito importante para uma vida plena e excelente: a Gratidão. A Gratidão pela vida, por tudo o que somos, temos e fizemos, faz com que nossa energia pessoal possa se expandir, ampliando nossa satisfação a nossa alegria de viver. Você contrataria um ajudante irritado ou feliz e grato? A gratidão está intimamente ligada com uma vida bem sucedida e significativa em todos os aspectos. No sentido de uma abordagem sistêmica, devemos agradecer a nossos pais por nos terem agraciado com o dom da vida. 

Quando não sentimos tal gratidão, é sinal que devemos trabalhar pai e mãe internamente, para desenvolver uma melhor relação com tudo o que acontece em volta de nós. Muitas vezes, não conseguimos. às vezes também somos infelizes por que nossos desejos não são realizados, como se a vida devesse nos servir, enquanto que na verdade o correto é o contrário: somos mais felizes quando servimos à vida. Assim, quando desejos infantis insatisfeitos sabotam nossa alegria, é sinal que devemos trabalhar a Criança e o Adulto dentro de nós, como dimensões a serem equilibradas para uma maior qualidade de nossas experiências. Para melhorar nossos relacionamentos também podemos trabalhar internamente os princípios do masculino e do feminino em nós. 


Excelência e conexão com a espiritualidade

De alguma forma, a maioria das pessoas desevolve uma compreensaõ da espiritualidade ou da religiosidade. Com estas palavras, falamos de uma relação pessoal com o sagrado, ao invés de dogmas e crenças limitantes de pecado ou punição. Podemos desenvolver crenças positivas em relação a nossa espiritualidade, a través do alinhamento com uma força maior. No caminho espiritual, podemos encontrar valores que levem à transcendência, a uma conexão sistêmica com tudo o que existe. 

Podemos desenvolver o nosso espiritual também através da Arte, música, cinema, literatura e do simbolismo da humanidade. Neste ponto podemos incluir a importância das tradições, que muitas vezes podem servir de guia para as pessoas. Incluímos também a compreensão da mitologia, que com suas estórias extraordinárias nos apresenta variados modelos de como viver uma vida bem vivida. 

Acreditamos e defendemos uma Espiritualidade trans-religiosa. Para além das religiões e tradições, mas as incluindo, tratando-se de um caminho espiritual pessoal de autotransformação e consciência. Espiritualidade passa a ser entendida como Vida viva, como energia, felicidade, amor transbordante e infinito. Nossa identidade transcende de nossas pequenas identificações limitantes e pessoais e passamos a conhecer todo nosso ilimitado potencial: nosso Ser mais profundo, Ser transformação, Ser consciência, Ser realização.


Podemos ser muito mais do que acreditamos, a nossa jornada de evolução pode ser ilimitada. A expansão de nossa felicidade pode ser um cultivo diário, e estar a serviço da realização de nosso mais profundo Ser nossa maior satisfação! Assim, uma vida com excelência será parte de nós, pois será a nossa escolha!



Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário