sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O Poder de Transformar Vidas!

Transformando pessoas com PNL e Constelação Familiar, numa Abordagem Sistêmica



Luiza é uma senhora de 59 anos. (Nomes fictícios e publicações autorizadas). Na sua história de via, contá vários episódios dramáticos, dentre eles que já esteve em um hospital psiquiátrico, onde sofreu maus tratos e do qual fugiu. Passa muitas de suas noites em claro, o que acabou aproveitando para pintar. Adotou várias crianças, hoje já adultos, e sente saudade por eles morarem longe. Sente muitas dores nas articulações e sofre de fibromialgia. Conta que viveu uma infância difícil, com pais muto agressivos. Apanhava muito e também fugiu de casa. Diz que perdoa os pais, pois ela diz que eles fizeram o que sabiam na época, ressaltando que não tinham sequer televisão. O que ela sentia dificuldade em perdoar e até mesmo de falar é de um episódio do passado no qual sofrera abuso sexual, o que conta com muito peso emocional. Os pais bateram muito nela por ter saído sem permissão e ter se deixado enganar pelo agressor, daí ela fugiu. Depois, encontrou um homem com quem pode casar, permaneceu casada por um tempo e se separou. Hoje vive só, mas diz que sua casa vive cheia de gente, pessoas que gostam delas e a visitam: filhos e amigos. passa mutias noites pintando e diz que há 18 anos se converteu à sua religião.

Através da técnica da constelação sistêmica familiar, trabalhamos a ressignificação de seu trauma do passado fazendo-a afastar-se da dor e dos atos de violência e focar-se em momentos de felicidade do passado, além de imaginar um futuro próximo, criando um círculo de felicidade que a envolvesse. Sugerimos também que pintasse o círculo em suas pinturas noturnas, o que ela fez com satisfação. O agressor do passado, segundo ela na sessão seguinte, deixou de ser importante, e ela diz que não sabe como se focava nisso e não olhava para todas as coisas boas que a vida lhe trouxe.

Um sonho significativo também nos mostra a resposta da dimensão inconsciente quanto à eficácia do processo: Sonhou, após a constelação e integração do trauma, que ela estava de volta para a igreja, a qual não frequentava muito, mas já estava pensando em voltar. O pastor falava sobre a importância de encontrarmos Deus em nossa família. Ao terminar o culto, disse que sentia internamente o arrependimento, palavre que do grego significa mudança de caminho. Sonhou que caminhava do templo de volta para casa, porém o caminho se tornava muito tortuoso e escuro. Enfrentou a estrada escura com horror, pois crianças a acompanhavam no caminho. Quando chegou muito perto de casa, encontrava uma espécie de abismo, porém sentia que podia passar, que não iria cair. Disse consigo mesma "eu vou passar!" e acordou. Espelhamos para ela que o próprio sonho fala: está internamente encontrando o caminho de volta para casa, ao que ela associou com reencontrar sua paz.

Esta história é um poderoso exemplo de como o trabalho de transformação acontece gerando resultados positivos, trazendo cura, mudança e integração para a vida das pessoas. Sinto profunda gratidão por ser um canal deste processo, um facilitador, e tenho consciência de que a cura esta na nossa mente mais profunda, sendo o facilitador apenas um canal para que ela aconteça.Um facilitador adequado, psicólogo, terapeuta, dentre outros, pode ajudar a pessoa a reencontrar o caminho internamente, recuperar sua paz. Lembro agora mesmo do sorriso no rosto dela ao me contar sobre o foco na felicidade e na pintura de sua nova vida...

Outro caso de sucesso que sinto que devo compartilhar e de um jovem de 16 anos que chamarei de Rafael, em homenagem ao arcanjo cujo nome significa "o divino cura". Rafael sofria de intolerância a lactose, e um dia teve uma experiência traumática na qual teve de voltar correndo para casa após uma alergia resultante de uma alimentação indevida. Ficou traumatizado, com medo de se alimentar e de sair de casa.

Trabalhamos com Rafael uma importante técnica da PNL que é a dissociação do passado, integrando-o apenas como aprendizado, além de técnicas complementares de constelação na qual incluíamos a força dos amigos e da família para que ele se recuperasse. Nas sessões seguintes, trabalhamos com Rafael o fortalecimento da autoconfiança e da autoestima, usando exercícios de Hipnose e PNL para acessar mais segurança internamente. Trabalhamos novos caminhos para reconquistar o bem-estar, procurando fazer uma ponte para um futuro positivo no qual pudesse sair com amigos, fazer o que gosta, ir a praia com a família, sem ter medo de passar pela situação traumática de novo. Aos poucos, na vida externa, ele ia exercitando ampliar sua zona de conforto, voltou para a academia e, com poucas semanas, conseguiu sair com amigos. Ele diz também que tem assistido nossos vídeos, e que têm ajudado muito na conquista de mais autoconfiança e bem-estar, ajudando em sua recuperação. Este tipo de feedback positivo é o que mais nos motiva a continuar publicando nossos textos e vídeos, na certeza de que o caminho que escolhemos auxilia a mudança na vida das pessoas, para que elas vivam a verdadeira cura e transformação!

Quando finalizamos o processo com Rafael, contamos para ele a metáfora das transformações da vida como várias estações, ressaltando que a transformação que ele tinha vivido ali, comigo, era um exemplo de que apesar de a vida nos desconstruir, podemos nos reconstruir, podemos escolher agregar a nós experiencias e pessoas positivas e nos afastar interna e externamente de pessoas negativas. Assim, nos aproximamos de nosso verdadeiro Ser, de viver nosso verdadeiro potencial, com muito mais autoconfiança e autoestima.



Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário