segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A libertação pelas palavras


Escrevemos este texto com o objetivo de apontar o papel das palavras de nos tornar livres.


Através da linguagem, o ser humano pôde tornar-se humano. O nascimento do sujeito, segundo o psicólogo russo Lev Vygotsky, acontece da união de pensamento e linguagem.  A partir desta união,  a qual se dá pela primeira vez em torno dos quatro anos, passamos a poder dar respostas diferentes para um mesmo acontecimento. Uma lata pode ser um carrinho, uma tampa pode tornar-se bola de futebol, uma vassoura vira cavalinho.

Através das palavras, nasceram os livros. Dos livros nasceu a cultura. Da utilização correta da cultura, pudemos transformar a natureza a nosso favor. Este é o papel da Filosofia.  Este é o papel das ciências e da Psicologia.

No entanto, um fenômeno existente na sociedade contemporânea, o qual precisamos destacar,  é a associação entre liberdade e marketing. Vivemos no mundo do "Quanto mais rápido melhor. Quanto mais caro melhor. Só você não tem? Só você não fez?" Outro dia, até cheguei a receber uma paciente que afirmou querer encontrar a pílula da felicidade, talvez para "dormir quase em paz" como na música em que Raul Seixas denuncia o drama do ser humano moderno, viciado em pílulas e fast food.


Algumas iniciativas promovem a compra da liberdade e da realização humana, através de produtos,  cursos, seminários,  etc, vendendo a ideia de que nossa realização estaria em adquirir tais gadgets. Nossa plenitude não pode ser comprada... Nossa realização está em nossas ações,  em nossas escolhas,  em nossa atitude de escolher viver uma vida com significado!

Através das palavras, do meu discurso, eu crio minha própria vida. Através do autoconhecimento, dos livros de sabedoria, do encontro humano, vivo e verdadeiro, do diálogo significativo, Eu e Tu, no sentido de Buber, podemos encontrar a nossa verdadeira liberdade, que é fazer nossas próprias escolhas e viver com elas, caminhar nosso próprio caminho. Ser o que nós realmente somos.



Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário