quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Estados de Excelência

Criando a excelência pessoal no dia-a-dia





Imagine você vivendo momentos de descontração. Feriado. Praia com amigos. A vida caminha tranquila, trabalhando muito, muito feliz. De repente, momentos de expansão e de excelência, ao som de uma boa música, parecem te transportar para níveis mais ampliados, nos quais a vida se mostra como uma maravilhosa viagem, na qual tudo vale a pena, tudo faz sentido. Espero abrir meu coração para a oportunidade de viver mais momentos assim, significativos.

Através da PNL, dizemos que é possível tomarmos consciência das características positivas ou negativas de uma experiência, a partir de suas modalidades: visual, auditiva e corporal (sinestésica), e de suas submodalidades: o que vejo? com que brilho? em qual posição? a que distância de mim? o que ouço? é uma voz amigável ou reprovadora? o que digo para mim mesmo? com que ritmo ou cadência? onde sinto no corpo? como fica minha respiração? em que parte do corpo há apertos (anéis de tensão conforme Bioenergética)? como eu represento estas experiências positivas ou negativas? 

Lembro-me então de um cliente que atendi no qual trabalhamos juntos as submodalidades de suas experiências de mal estar e ansiedade, nas quais se sentia oprimido, nervoso, sem saber o que fazer. Ele me falou de situações em que a obrigação o deixava sem respiração, e uma voz dentro dele diz "Eu não consigo". A seguir, pedi para ele respirar fundo e, em sua tela mental, procurar imagens de momentos nos quais se sentisse completamente bem, em uma atividade onde se sente pleno de recursos, se sente capaz de fazer o seu melhor: "Jogando com os amigos" ele disse. Então pudemos modelar a experiência positiva em suas submodalidades também.

O mais interessante é que, com mudanças simples nas submodalidades, uma transformação em uma experiência difícil se torna possível. Por exemplo: quando estamos em situações de desconforto, tendemos a prender a respiração. Uma pergunta poderosa que podemos nos fazer para tomar consciência e consequentemente modificar nossa experiência é: como está minha respiração? ou o que acontece se eu respirar mais profundamente? Podemos ainda nos perguntar: o que aconteceria se eu estivesse em um estado pleno de recursos? Como me sentiria em um futuro no qual já pudesse ter vencido esta dificuldade? As respostas são a chave para nós transformarmos uma experiência negativa em positiva. 

E, finalmente, há a possibilidade de percebermos como nos sentimos em nossas experiências com estados de excelência: o que me faz acessar estes estados? a praia? a serra? o campo? amigos? família? religiosidade? o que me faz realmente feliz e pleno? como seria possível ampliar uma experiência positiva até transformá-la numa experiência de excelência? respirando mais fundo? tomando mais consciência do brilho? lembrando-me das coisas boas que já fiz? lembrando-me das pessoas que amo? o que pode ajudar-me agora mesmo a experimentar alegria, gratidão, celebração e êxtase? Há muitos caminhos possíveis para cada pessoa, e eu incentivo você agora mesmo a tomar consciência de quais caminhos podem te levar a viver uma vida de excelência, de plenitude, de realização.




Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta



Texto publicado originalmente de nosso blog Templo Interior, sobre Psicologia e Espiritualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário