terça-feira, 28 de outubro de 2014

Transformação pessoal e níveis neurológicos



Existe uma íntima relação entre Coaching e PNL, pois os dois são a linguagem da excelência humana. O Coaching surge como uma nova linguagem dentro da PNL, como uma forma de modelar e espelhar a excelência humana. Como é possível um grande atleta fazer o que faz? Como um grande comunicador contagia seu público? Como um grande líder como Gandhi mobiliza toda uma nação em favor de uma causa? Apesar de ter sido muito utilizado com marketing e objetivos vazios, acreditamos na grande utilidade do coaching como ferramenta para uma vida humana de maior qualidade. A utilização ética desta ferramenta, por sua vez, depende de nós, se a utilizaremos para fortalecer as defesas de nosso pequeno ego ou se a utilizaremos para servir e contribuir com a vida.

Quando levamos em consideração a perspectiva da PNL, ou Programação Neuro-Linguística, podemos ver o ser humano como uma série de níveis, um complexo sistema no qual um nível dá acesso, interconecta-se e faz parte do outro, formando uma totalidade indissociável. Gostaria de apresentar uma breve explicação minha deste níveis neurológicos, nos quais nosso desenvolvimento pessoal e nossa transformação humana é possível.

Espiritualidade. É o nível da nossa essência, dos nossos valores e experiências mais profundas com o significado da morte e da vida. Podemos definir o espiritual em termos de consciência, de energia, de um ilimitado potencial criativo que habita em nosso Ser mais profundo. Está para além das religiões ou crenças pessoais. É a própria potencialidade do ser humano de viver a transcendência, a conexão com princípios e valores que o ultrapassem.

Identidade. Trata-se de um importante nível também, da nossa história de vida, das crenças e valores que moldam nossa visão de mundo e nossas relações com as pessoas, se mais positivas, nutritivas e significativas ou se com maior tendencia à desconfiança, isolamento e insatisfação. São nossas experiências pessoais, nossos aprendizados, muitas vezes acompanhados de percepções limitantes que devem ser investigadas e transformadas para o fortalecimento da autoestima.

Crenças. Importante nível que subjaz num nível subconsciente ou pré-consciente. São interpretações que temos de nossas experiências, podendo ser positivas ou negativas, limitantes ou motivadoras. Envolvem as diversas esferas da vida, do espiritual ao dinheiro e prosperidade, dos relacionamentos à saúde. A descoberta das crenças é fundamental para descobrirmos quais valores nos orientam e se estamos vivendo uma vida de padrões limitantes ou se estamos vivendo nosso caminho de realizar nosso pleno potencial.

Capacidade. Diz respeito a nosso estudo, nossas técnicas, nossas vivencias e experiencias pessoais que nos dão uma base para nossas novas experiências. baseado em nossa capacidade, podemos ter mais recursos internos e maior criatividade diante do desafiador ou do novo, e podemos também ficar paralisados. Muitas vezes nossa capacidade pode ser inconsciente, sem sabermos de nosso verdadeiro potencial. Em raros casos, algumas pessoas tem uma incapacidade inconsciente, acham que podem fazer algo e não podem. A incapacidade pode ser consciente, e podemos escolher aprender do que precisamos. E a capacidade pode ser também consciente, quando sabemos e fazemos o que sabemos.

Comportamentos. Nossos comportamentos foram moldados durante toda nossa vida, desde nossa infância. O que mutias vezes não paramos para perceber é que todo comportamento pode ser modificado. Comportamentos limitantes geram resultados limitantes. Comportamentos associados a aprendizado e novos recursos podem gerar resultados mais positivo e significativos. Nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos moldam a vida que vivemos.

Meio ambiente. O meio externo em que nascemos, o nível de cultura a que fomos apresentados, a época, os costumes, os valores, tudo isso pode influenciar quem somos, mas não podemos nos basear apenas na demanda externa para viver. Também não podemos desconsiderar. Uma pessoa que queira vender um produto ou serviço que ninguém quer, não terá sucesso. Quem atinge maior sucesso é quem serve o maior número de pessoas. 


Todos estes  níveis neurológicos nos atravessam e muita vezes modal nossa vida, nossa história. No entanto, o mais importante para mim é afirmar com este texto que nossa Consciência é o mais importante, nossa presença, o observador interno que cria nossa vida. Podemos viver a transformação humana em todos os níveis neurológicos, em todos os níveis de nosso ser.


Quando desenvolvemos nossa consciência, quando buscamos o autoconhecimento e a transformação pessoal, podemos viver sim uma vida de mais saúde, plenitude, prosperidade, de melhores relacionamentos e de muito mais realização!




Pedro Possidonio
pedropossidonio.psi@gmail.com

Mais informações sobre nosso trabalho em:
pedropossidonio.wix.com/terapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário